Leite, óleo e carne: os produtos que saíram do carrinho dos brasileiros no supermercado

Atualizado em 22 de maio de 2022 às 7:19
Foto de carrinho de supermercado na cor ver com um corredor ao fundo desfocado.
Em contrapartida, famílias mais ricas fazem estoque de produtos. Foto: Getty Images/iStockphoto

A inflação de mais de 12% acumulada no Brasil no ano passado tem deixado os consumidores cada vez mais seletivos sobre qual produto irão colocar no carrinho. Até produtos mais básicos não entram mais nas casas dos brasileiros, de acordo com uma pesquisa da empresa de inteligência de mercado Horus. Alimentos como carne vermelha, leite de vaca e óleo estão menos presentes nos carrinhos em comparação com o mês de abril do ano passado.

A análise levou em conta 35 milhões de notas fiscais em todo o Brasil. A Horus identificou que, no mês passado, o leite estava presente em apenas 14,2% dos carrinhos, uma diferença em relação a 2021, quando esse percentual era de 15,9%. No mesmo período, o litro do leite passou de R$ 4,29 para R$ 7,25, um crescimento de 69%.

O cenário é semelhante para o óleo e a carne vermelha, o primeiro produto passou de 7,1% para 6% de presença nos carrinhos; já a carne, foi de 5,9% para 5,3%.

Famílias mais ricas fazem estoque

A alta dos preços gerou um fenômeno diferente entre as famílias com maiores recursos financeiros. A estratégia é comprar itens em grande quantidade e de uma só vez para se proteger da inflação no país.

“As famílias com mais recursos começam a buscar embalagens mais econômicas, com maiores quantidades, para se proteger da alta dos preços, porque não sabem se dali a mês vão conseguir comprar a mesma quantidade de coisas”, afirmou Luiza Zacharias, especialista da Horus.

Apesar disso, todas as famílias acabam atingidas pela crise econômica. O valor da cesta básica aumentou em todas as capitais do país em março deste ano, sendo a cidade de São Paulo a mais cara entre as pesquisadas. Entre março de 2021 e o mesmo período este ano foi registrado um aumento de 21,60%.

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