Lenio Streck critica a “razão cínica” de Dallagnol e sua fake news sobre a censura à Bíblia

Jurista falou ao programa DCM Ao Meio-Dia

Atualizado em 28 de abril de 2023 às 18:27
Lenio Streck
Lenio Streck. Foto: Reprodução/Instagram

Citando o filósofo alemão Peter Sloterdijk, o jurista gaúcho Lenio Streck fez críticas à desinformação propagada por Deltan Dallagnol no caso do PL das Fake News. 

Também fez algumas considerações sobre as justificativas furadas de Jair Bolsonaro sobre a postagem atacando as eleições dadas à Polícia Federal. 

O ex-presidente disse que compartilhou o ataque nas redes sociais por engano e que estava tratando de erisipela.

Confira os principais trechos.

Erisipela e remédios causaram amnésia em Bolsonaro

A mãe do Bolsonaro é viva? Porque às vezes o cara diz que toma remédio ou mora com a mãe. Sempre dão essas duas desculpas. Tenho um amigo que tem erisipela e cada vez que ele tem ele ofende todo mundo.

Deve ter uma relação direta com a palavra erisipela. Em sânscrito, erisipela tem o significado de quem faz postagens e depois nega. Em sânscrito clássico, que eu domino bem.

Bolsonaro fez pior do que atacar as eleições. Ele disse que elas seriam fraudadas e convocou embaixadores para falar isso. 

O Moro até conseguiu se livrar. Quando soltou aquelas conversas de maneira ilícita, ele pediu sinceras desculpas. Escrevi na época que, a partir do Moro, quem cometesse crime tinha que pedir sinceras desculpas. Com a versão bolsonariana, temos que erisipela e remédios causam amnésia sobre postagens. E você fica livre de qualquer acusação. Estamos indo bem.

Eu sempre apostei que o Brasil iria ao topo do ranking dos países criativos. Em uma dessas, na defesa da democracia, o Bolsonaro deve conseguir o Nobel da Paz. O que que vocês acham?

Esse remédio é contra-indicado para quem usa o Twitter.

Sobre as mentiras de Bolsonaro, Michelle e Dallagnol

Não quero apontar para os advogados, cada um sabe do seu trabalho e a tese é do Bolsonaro. A tese é “tô mal e estava doidão”. E a Michelle com as joias vai na mesma.

Primeiro ela falava que não sabia de joia nenhuma. Depois ela disse que falava apenas sobre a primeira caixa. Se você me perguntasse sobre a segunda caixa, eu saberia. Essa é uma construção: Estocolmo, lá vamos nós! Prêmio Nobel.

Não cabe um exame para saber se o Dallagnol está bem? Ele diz tantas coisas estranhas. Como ele é uma figura pública e um deputado, influencia pessoas, os pastores acreditam no que ele diz, é muito grave e nos perguntamos se a pessoa está em seu estado normal para falar o que diz. 

É muito grave ele ficar sem punição após o que disse sobre o PL das Fake News.

Mas é demais! Não tem explicação, cara! Ele escreveu contra o PL das Fake News. Confessa que escreveu e fica rindo no vídeo. Acha que as pessoas são idiotas. Que a esquerda é contra ele.

Bom, a Bíblia toda é cheia de preconceitos, mas o que isso tem a ver com projeto de combate às fake news? O que isso poderia ter? É uma insanidade, meu amigo.

Que coisa séria isso. O projeto das fake news vai mexer na Bíblia Sagrada, é isso? 

O projeto contra as fake news é o que vem para mudar os livros no mundo? Eu não vou falar mais nada. Já deu. Indigência mental e muitos deles não dominam o vernáculo.

Como é que essas pessoas passaram no concurso público? Não dominam e cometem erros crassos de linguagem. Nada do que essas pessoas escreveram tem relevância no campo científico. O Moro tem uma tese de doutorado que todos sabem que passa mesmo sendo um tiro de chumbo no pé.

Vamos sofisticar a discussão? O Peter Sloterdijk, filósofo alemão, tem um livro chamado “Crítica da Razão Cínica”. É muito importante que as pessoas, os nossos teleouvintes que eu respeito muito. Por isso que a gente levanta o sarrafo, o nível dos nossos tempos. O Sloterdijk explica com isso a contemporaneidade e inverte a famosa frase de Marx.

Marx na “Ideologia Alemã”, naquele contexto histórico, diz que a burguesia não sabe o que faz e faz mesmo assim. 

Sloterdijk inverte a frase e diz que a razão cínica mostra que eles sabem o que fazem e continuam a fazer mesmo assim. Quer dizer o quê? Dallagnol, na razão cínica, sabe o que é que ele está falando. E ele continua repetindo.

Peter Sloterdijk diz que isso é a razão cínica. Eu trouxe isso para dentro do Direito falando da razão cínica que existe em setores do judiciário brasileiro. Quem procurar no Google vai achar as vezes que falei a respeito do Sloterdijk e do Zizek a respeito da razão cínica. 

Essas coisas que eles dizem de modo vulgar a gente pode explicar de forma sofisticada. Embora eles provavelmente não vão entender a crítica sofisticada que fazemos.

É evidente que é pior ele fazer isso sabendo que está mentindo. Por isso é uma espécie de cinismo. Ele tem total conhecimento da ilicitude, da não-verdade, para não chamar de mentira, e mesmo assim sai espalhando. Assustando as pessoas. 

A questão aqui é que uma coisa é você rasgar o travesseiro no seu quarto. Você vai ter um problema. Vai ter recolher as penas. Mas você resolve. Essa é uma espécie de fake news familiar. Você conta aos seus familiares alguma mentira.

Se você rasgar o seu travesseiro do alto de um edifício, o estrago é irreparável. Porque ninguém vai recolher todas as penas. 

Veja a live completa.

Participe de nosso grupo no WhatsApp,clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link