Lenio Streck ironiza ameaças de Bolsonaro ao Judiciário: “Tout va très bien”

Atualizado em 26 de junho de 2022 às 12:07
Jair Bolsonaro

Neste domingo (26), Lenio Streck fez uma reflexão sobre as ameaças do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao judiciário brasileiro. O professor usou a música “Tout va très bien, Madame La Marquise” e o filme “Stanno tutti bene” para explicar seu ponto de vista.

“Bolsonaro requenta ameaças ao judiciário feitas em 2021: “PM seguirá Exército em caso de ruptura institucional”. Quer dizer: continua falando em golpe. As Instituições funcionam?  Eis o pânico Institucional que denuncio”, iniciou.

“Há uma canção popular de 1936, Tout va très bien, Madame La Marquise (‘tudo vai bem, Madame La Marquise’). A canção denunciava o que a França FINGIA NÃO VER: o cataclismo que se aproximava. Na música, os empregados de Madame diziam que tudo estava bem”, prosseguiu.

E completou: “Mesmo que um incêndio tenha tomado conta de seu castelo, destruindo os estábulos e matando a sua égua favorita. Além disso, o marido de Madame cometera suicídio, mas, ainda assim, não havia com que se preocupar, porque, afinal, ‘tout va très bien, Madame La Marquise’”.

Na sequência, ele falou de uma produção feita na Ita´lia para formar um paralelo com o momento atual do Brasil. “Há também o filme italiano Stanno tutti bene (1990), com Marcelo Mastroianni (os filhos estavam todos ‘bem’: por exemplo, o que era maestro, na verdade apenas tocava um tambor!). Assim é o Brasil. Tout va três bien, instituições brasileiras. Por música dá para entender?”, indagou.

Jurista e professor, Lenio Streck é muito reconhecido por realizar trabalhos em torno da filosofia do direito e da hermenêutica jurídica.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link