Foragido, Léo Índio aparece em VÍDEO na Argentina perto da fronteira com o Brasil

Atualizado em 20 de junho de 2026 às 12:47
Léo Índio
Léo Índio, primo dos filhos de Jair Bolsonaro, em publicação nas redes sociais. Foto: Reprodução.

Leonardo Rodrigues de Jesus, o Léo Índio, primo dos filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), apareceu em um vídeo gravado no lado argentino das Cataratas do Iguaçu, perto da fronteira com o Brasil, enquanto segue considerado foragido pela Justiça brasileira.

Léo Índio tem mandado de prisão expedido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e deverá ser preso caso retorne ao Brasil. Ele apareceu nas imagens ao lado do pai e da mãe em Puerto Iguazú, cidade argentina que faz fronteira com Foz do Iguaçu.

No vídeo publicado nas redes sociais, o pai de Léo, o ex-militar Cláudio Márcio, cita a proximidade com o Brasil e mostra a Garganta do Diabo, principal queda das Cataratas. “Estamos aqui na Garganta do Diabo, Foz do Iguaçu. Do outro lado é Brasil e aqui é Argentina. Estamos aqui e isso aqui é uma maravilha de Deus. Olha que coisa maravilhosa. Deus é bom o tempo todo. E nós estamos curtindo aqui para honra e glória de Deus”, disse.

A Garganta do Diabo tem cerca de 80 metros de altura e concentra o maior volume de água do complexo das Cataratas do Iguaçu. A atração fica na região de fronteira entre Brasil e Argentina e recebe visitantes pelos dois países.

Mandado de prisão e permanência na Argentina

Léo Índio está na Argentina desde março do ano passado, segundo a pauta, e possui autorização do governo de Javier Milei para permanecer no país. Ele deixou o Brasil após o avanço das investigações sobre sua suposta participação nos atos de 8 de Janeiro.

O passaporte de Léo Índio foi apreendido por agentes da Polícia Federal em outubro de 2023, durante uma operação. A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou o primo dos filhos de Bolsonaro por participação nos atos de 8 de Janeiro, e ele deixou o país depois que o STF recebeu a denúncia, de acordo com as informações disponíveis.

Recentemente, Léo Índio apresentou uma petição à Organização dos Estados Americanos (OEA) contra Alexandre de Moraes. No documento, ele alegou sofrer perseguição e violações de prerrogativas.

Em 28 de fevereiro de 2025, a Primeira Turma do STF aceitou por unanimidade a denúncia contra Léo Índio e o tornou réu por participação nos atos golpistas que vandalizaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília, em 8 de janeiro de 2023.

A Primeira Turma também formou maioria para confirmar a decisão que tornou Léo Índio réu. O recurso da defesa foi negado, e o STF analisa em plenário virtual a determinação de abrir processo penal contra ele.

Diario do Centro do Mundo
O Diário do Centro do Mundo (DCM) é um portal brasileiro de jornalismo digital fundado em 2013. O site publica notícias e análises sobre política, economia, cultura, mídia, comportamente -- tudo o que é relevante, no Brasil e no exterior