Lesa Pátria: Léo Índio é alvo da PF nesta quarta (25) em 19ª fase da operação

Atualizado em 25 de outubro de 2023 às 9:19
Léo Índio, alvo da operação Lesa Pátria. Reprodução

Nesta quarta-feira (25), a Polícia Federal (PF) deflagrou a 19ª fase da “Operação Lesa Pátria”, com o intuito de prender mais cinco suspeitos de envolvimento nos atos terroristas ocorridos em Brasília no dia 8 de janeiro.

Além dos mandados de prisão preventiva, a PF também cumpre 13 ordens de busca e apreensão, visando 12 suspeitos em quatro estados. A ação foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. O bolsonarista Léo Índio, primo de três filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), está entre os alvos das buscas.

Vale destacar que, no final de janeiro, a PF já havia conduzido buscas em residências associadas a Léo em Brasília e no Rio de Janeiro.

De acordo com informações divulgadas pela corporação, estão sendo cumpridos mandados em Cuiabá (MT), Cáceres (MT), Santos (SP), São Gonçalo (RJ) e Brasília (DF).

Até o momento, não foram divulgadas informações sobre os alvos específicos dos mandados de prisão e busca e apreensão, fora o nome de Léo Índio.

Carlos Bolsonaro com seu primo, Leo Índio. Reprodução

As investigações

As investigações da PF abrangem uma série de crimes, incluindo a abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido, bem como crimes definidos na lei de terrorismo.

A participação de Léo Índio no 8 de janeiro

Após os atos que culminaram na destruição da Praça dos Três Poderes, em Brasília, Léo Índio compartilhou imagens nas redes sociais que o mostravam próximo ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal.

Em uma dessas postagens, inclusive, ele alegou ter olhos vermelhos devido ao gás lacrimogêneo utilizado pela Polícia Militar (PM) que tentava impedir a ação dos extremistas que destruíam tudo o que viam pela frente.

Captura de tela de publicação realizada por Léo em seu perfil no Instagram. (Foto: Reprodução)

Em outro post, após a repercussão dos eventos e em um ambiente que aparentemente não estava no centro de Brasília, ele afirmou que “Patriotas não cometem vandalismo”.

Léo Índio, que se apresenta como sobrinho de Bolsonaro nas redes sociais, concorreu como candidato pelo Partido Liberal (PL) à Câmara Legislativa do Distrito Federal em 2022, mas não obteve sucesso. Ele também atuou como assessor do senador Chico Rodrigues (União-RR).

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link