Lesa Pátria: PF cumpre 3 mandados de prisão contra envolvidos nos atos terroristas do 8/1

Atualizado em 27 de setembro de 2023 às 8:03
Manifestantes terroristas em Brasília – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira (27), a 17ª fase da Operação Lesa Pátria, que apura os responsáveis, apoiadores e financiadores dos atos terroristas promovidos por bolsonarista nas sedes dos Três Poderes em Brasília, no dia 8 de Janeiro.

São cumpridos 3 mandados de prisão preventiva e 10 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás. Todos eles foram expedidos pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Os alvos de prisão são: Aildo Francisco Lima (SP), Basilia Batista (SP) e uma advogada, moradora do Distrito Federal.

Aildo teria feito live em redes sociais sentado na poltrona depredada do ministro Alexandre de Moraes. Basilia foi detida na segunda-feira seguinte ao atos golpistas, mas liberada por “razões humanitárias”.

Entre os alvos de busca e apreensão, estão: Danilo Silva e Lima (GO), Osmar Pacheco da Silva (GO), Wanderley Zeferino da Silva (GO). Os três são de Inhumas (GO) e teriam agido em conjunto com um quarto investigado da mesma cidade, mas ainda não tinham sido alvo das operações até aqui.

Luciene Beatriz Ribeiro Cunha (MG), apontada como incitadora dos atos, e Erli Antonio Fernandes (MG), identificado como participante, também são estão na mira da PF.

Bolsonaristas invadem prédio do Congresso, em Brasília – Foto: Reprodução

Considerando os dados divulgados pela Polícia Federal desde a primeira fase da Lesa Pátria, até o momento a operação contabiliza pelo menos: 81 mandados de prisão cumpridos; 287 mandados de busca e apreensão cumpridos; e 17 inquéritos instaurados.

Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link