Lewandowski manda duro recado para Moro em despedida do STF

Atualizado em 11 de abril de 2023 às 16:54
O ex-ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF). Foto: Reprodução

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski mandou recado para o senador Sergio Moro nesta terça (11). Na decisão que definiu a Corte como órgão responsável por julgar a acusação de extorsão pelo advogado Rodrigo Tacla Duran, o magistrado disse que o ex-juiz pode ter cometido irregularidades como ministro de Jair Bolsonaro ou senador.

“A cronologia dos fatos expostos nesta manifestação aponta para eventual interferência de Sérgio Moro no julgamento dos processos envolvendo a Operação Lava Jato – inclusive os processos envolvendo Rodrigo Tacla Duran -, mesmo após sua exoneração do cargo de Juiz de Direito, mas também passando por atos praticados na condição de Ministro de Estado da Justiça, bem ainda a notícia de suposta interferência do Senador da República Sérgio Moro, na condição de ex-Juiz titular da 13a Vara Federal de Curitiba na prática de atos decisórios”, escreveu.

Durante depoimento no último dia 27, Tacla Duran acusou Moro e Deltan Dallagnol de extorsão. Ele era ouvido pelo juiz Eduardo Appio, da 13ª Vara Federal de Curitiba, que interrompeu a oitiva por conta do foro por prerrogativa de função dos acusados.

O senador criticou a decisão de Lewandowski e diz que ela “contraria precedentes do próprio STF”. “Ressalto que o processo com as falsas acusações não é de competência do Supremo, visto que os fatos inventados seriam anteriores ao meu mandato de senador”, afirmou Moro.

Apesar de não ser possível, Moro quer abrir mão do foro e chama o benefício de “privilégio” e “excrescência jurídica”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link