Líder da torcida do Palmeiras manda recado aos ultradireitistas: caiam fora porque vão “tomar pau” na Mancha

Atualizado em 2 de junho de 2020 às 8:18
Serdan e um torcedor que usou suástica: se pisar na Mancha, var “tomar pau”

O presidente da Mancha Verde, Paulo Serdan, quebrou o silêncio sobre a ofensiva fascista no Brasil. Com duas postagens em sua página no Facebook, ele deixa claro que não quer militantes da extrema direita na torcida, que é a maior do Palmeiras.

“Fique bem claro em definitivo: a Mancha não é e nunca foi lugar pra Ideologia Fascista e ou Nazista se, existe um lugar mais Democrático e Anti Racista que uma Escola de Samba e uma Torcida, Desconheço…”, escreveu.

A postagem foi a propósito de um indivíduo, cujo nome não cita, que, se dizendo torcedor do Palmeiras, postou fotos com a suástica.

“Portanto, esse Animal travestido de Racista, Nazista um dia pode ter feito parte de uma de nossas Entidades, sem nosso conhecimento, mas, deixo claro, jamais voltará a pisar em uma de nossas sedes ou loja…”, afirma.

Há alguns anos, as TVs mostraram uma briga entre torcedores da Mancha Verde em frente ao estádio. Serdan revelou que a razão da briga foi a tentativa de facções fascistas de tentarem assumir o controle da entidade.

“Não esqueçam que uns anos atrás, quando houve aquele confronto na rua Turiassu e demos um pau em alguns, vários que apanharam tinham essa ideologia e estavam tentando se encostar em nossa Torcida, fizemos nossa parte, como será feita se esse infeliz der a honra de mostrar essa sua cara feia e nojenta… “, disse.

Ontem, o presidente da Mancha Verde voltou ao tema do fascismo, ao postar o vídeo do deputado federal Daniel Silveira, do PSL do Rio de Janeiro, com ameaças a militantes antifascistas.

O deputado, um dos que quebraram a placa de Marielle Franco, disse que estaria disposto até a usar arma contra os manifestantes.

O presidente da Mancha Verde fez um alerta a seus seguidores:

“Não vou me ater a questões politicas. Direita ou esquerda! Vou dizer a vcs que estamos a largos passos a caminho de uma ditadura imposta por covardes assassinos como esse imbecil deputado carioca…”

Serdan também se dirigiu a “policiais amigos”:

“Sabe qual o pensamento deles em relação a vcs? Assistam o vídeo do empresário de Alphavile, pois essa é a real… Eles só querem vcs ao lado pra fazerem o serviço sujo quando chegar a hora!”.

Em relação ao deputado bolsonarista, Serdan conclui:

“Quanto a esse deputado nojento… Lamento! Sobe o Morro com essa marra toda, seu vagabundo! Legítima defesa é o caralho! Isso é Covardia mesmo, como sempre foi!”.

Com a manifestação, Serdan manda um recado aos torcedores de extrema direita abrigados na Mancha Verde. Não terão espaço. Serve também de alerta para jogadores como Felipe Melo, que fez campanha para Bolsonaro, e até dedicou um gol a ele.

Felipe Melo está quieto — disse até que não entende nada de política –, mas seu comportamento estimulou os radicais palmeirenses na torcida.

A manifestação de Serdan também ajuda a dissociar a imagem do Palmeiras da de Bolsonaro, muito explorada por este desde que desfilou com a taça de campeão brasileiro em 2018.

Se voltar ao estádio, Bolsonaro já não se sentirá tão à vontade, pois sabe que, na parte mais popular do estádio, tem gente que rejeita sua ideologia.

Para selar seu compromisso com a democracia, Serdan poderia dar o próximo passo: ir às manifestações de rua para lutar contra a ofensiva autoritária e por mais democracia.

Na manifestação de domingo, organizada por corintianos como Danilo Pássaro, da Gaviões da Fiel, havia palmeirenses, mas não os da Mancha Verde.

No seu manifesto, Serdan diz:

“Me incomoda muito o fato de termos atingido 100 toneladas de alimentos e estarmos entrando em todas as comunidades em Sp, como hoje estivemos ma Comunidade Indígena do Jaraguá, ajudando a mais de 200 famílias de índios e, mesmo assim, sermos questionados se temos Ideologia Racista ou Facista, me perdoem, mas é de uma falta de bom senso absurdo!!! Nos Somos o Povo!”