
Antônio de Jesus Cabral, líder do Comando Vermelho (CV), foi preso em São Paulo na última quinta (30), após ser identificado por câmeras de monitoramento do programa Smart Sampa, na Rua 25 de Março. O criminoso estava foragido desde 2022, quando escapou do Rio de Janeiro antes de uma megaoperação policial nos complexos da Penha e do Alemão, que resultou em mais de 120 mortes e 113 prisões. A polícia investiga se ele recebeu informações sobre a operação.
Smart Sampa é o sistema inteligente de reconhecimento facial da Prefeitura de São Paulo. De acordo com a Prefeitura da cidade, agentes da Inspetoria de Operações Especiais (IOPE) que patrulhavam as proximidades do Mercado Municipal foram acionados e conseguiram abordar o criminoso em meio à multidão que circula pela região diariamente.
Cabral, de 40 anos, é conhecido como líder de uma quadrilha de hackers que fraudava concursos públicos. O grupo causou um prejuízo de cerca de R$ 70 milhões ao oferecer cursos com conteúdos vazados de provas. Em 2022, a Justiça do Rio emitiu um mandado de prisão contra ele por associação criminosa, violação de direitos autorais e lavagem de dinheiro.
Antes de ser encontrado em São Paulo, o líder do CV estava morando em prédios de luxo no Jardim Anália Franco, na zona leste.
A prisão ocorreu logo após ele ser reconhecido pelas câmeras, e ele foi levado ao 8º Distrito Policial (DP).