Líder do Grupo Wagner, Prigozhin morre em acidente de avião na Rússia

Atualizado em 23 de agosto de 2023 às 14:53
Yevgeny Prigozhin, chefe do grupo Wagner, diz que foi atacado por militares russos e promete retaliação. Foto: AP

O líder do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, morreu nesta quarta (23) em acidente de avião particular que caiu na região de Tver, na Rússia. Segundo a agência Tass, ligada ao governo russo, o mercenário estava em uma aeronave junto de outras nove pessoas.

O avião, fabricado pela Embraer, fazia um voo de Moscou a São Petesburgo, com sete passageiros e três funcionários a bordo. Segundo a Tass, a agência de aviação civil russa Rosaviatsia informou que Prigozhin estava na aeronave.

“Foi iniciada uma investigação sobre o acidente do avião da Embraer ocorrido esta noite na região de Tver. De acordo com a lista de passageiros, entre eles está o nome e sobrenome de Yevgeny Prigozhin”, afirmou a Rosaviatsia.

Até o momento, foram recuperados quatro corpos do acidente. De acordo com o jornal russo Kommersant, o avião pertencia ao Grupo Wagner em 2020 e caiu após menos de 30 minutos da decolagem.

Prigozhin era líder do Grupo Wagner, exército de mercenários que foi empregado em várias guerras, incluindo a da Rússia contra a Ucrânia. Em junho, ele liderou um motim contra o presidente do país, Vladimir Putin, mas recuou após um acordo mediado por Belarus e ficou exilado no país.

Ele foi visto pela última vez nesta terça (22), em vídeo divulgado no Telegram em que aparentava estar na África, segundo a Sky News.

Um canal do Telegram ligado ao Grupo Wagner, o “Gray Zone”, afirmou mais cedo que o jato foi abatido pela defesas aérea na região de Tver.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link