Líder indígena Sonia Guajajara entra na lista dos 100 mais influentes da revista Time

Atualizado em 23 de maio de 2022 às 12:18
Sonia Guajajara. Foto: Wikimedia Commons

A nova lista das cem pessoas mais influentes do mundo, feita todo ano pela revista norte-americana Time, inclui a líder indígena Sonia Guajajara.

Outro brasileiro, o pesquisador Tulio de Oliveira também aparece na lista, divulgada na manhã desta segunda-feira (23), que também contém nomes como os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, além do líder do Chile, Gabriel Boric.

Guajajara é a atual coordenadora da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil pela Amazônia (Apib) e foi candidata a vice-presidente pelo PSOL em 2018, na chapa com o líder do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) Guilherme Boulos. É ele, inclusive, quem escreve o perfil da ativista na revista.

“Os pais de Sônia Guajajara não sabiam ler e ela teve que sair de casa aos 10 anos para trabalhar. Apesar disso, ela desafiou as estatísticas e conseguiu se formar na universidade. Desde tenra idade, ela lutou contra forças que tentam exterminar as raízes de sua comunidade há mais de 500 anos”, conta Boulos no texto.

“Sônia resistiu e continua resistindo até hoje: contra o machismo, como mulher e feminista; contra o massacre de povos indígenas, como ativista; e contra o neoliberalismo, como socialista”, destaca o psolista.

Boulos termina afirmando que a indígena é uma “inspiração”. Ele declara: “Sônia é uma inspiração, não só para mim, mas para milhões de brasileiros que sonham com um país que salda suas dívidas com o passado e finalmente acolhe o futuro.”

Em abril do ano passado, Guajajara foi intimada pela Polícia Federal a prestar depoimento após criticar o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) pela falta de apoio à população indígena em um documentário. Um mês depois, o inquérito foi arquivado.