Líder Ianomâmi afirma que índigenas da comunidade queimada foram encontrados

Atualizado em 6 de maio de 2022 às 14:13
Liderança yanomami afirma que a comunidade que desapareceu já foi encontrada
Comunidade Yanomami é encontrada queimada
Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira (05), Júnior Hekurari, líder indígena yanomami, afirmou em depoimento à Polícia Federal que foram encontrados os indígenas yanomamis desaparecidos da comunidade onde uma criança de 12 anos foi estuprada e morta por garimpeiros. Eles estavam desaparecidos desde que a comunidade Aracaçá, foi encontrada vazia e com locais queimados, após denunciarem a morte da menina.

Segundo relatou Hekurari para a Policia Federal, os indígenas que moravam na comunidade de Aracaçá se mudaram para outros locais da terra indígena e parte deles reside agora em uma comunidade chamada Palimiú.

O caso foi denunciado na última semana pelo conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kwana (Condisi-YY). Além disso, a PF vai instalar uma base de seis meses na região para tratar da violência dos garimpeiros contra os indígenas. Segundo eles, na terra indígena e disse não ter encontrado indícios do crime.

De acordo com a própria Condisi, eles já estudavam a possibilidade de que se tratasse de uma tradição da aldeia, de queimar e deixar o local de habitação após a morte de um parente. Ma que também possam ter sido coagidos pelos garimpeiros.

“Esses indígenas foram coagidos e instruídos a não relatar qualquer ocorrência que tenha acontecido na região, dificultando a investigação da Polícia Federal e Ministério Público Federal, que acabaram relatando não haver qualquer indício de estupro ou desaparecimento de criança”, escreveu a nota do conselho.

“Alguns indígenas relataram que não poderiam falar, pois teriam recebido 5 g de ouro dos garimpeiros para manter o silêncio”, continuou o documento.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link