Líderes europeus parabenizam Macron por vitória nas eleições da França

Atualizado em 24 de abril de 2022 às 20:34
Foto de Emmanuel Macron acenando para o público enquanto comemora a vitória nas eleições.
Macron comemora vitória nas eleições. Foto: Gonzalo Fuentes / Reuters

Com a vitória do presidente Emmanuel Macron nas eleições da França, realizadas neste domingo (24), diversos líderes europeus parabenizaram o candidato do Em Marcha!, que venceu com 58,3% dos votos, contra 41,7% de Marine Le Pen, da extrema-direita. Entre os governantes, estão o chanceler alemão, Olaf Scholz e o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson.

Quem também cumprimentou o presidente depois da reeleição foi a presidenta da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, além do primeiro-ministro holandês, Mark Rutte.

“Espero continuar nossa extensa e construtiva cooperação dentro da UE e da OTAN e fortalecer ainda mais o excelente relacionamento entre nossos países”, disse Rutte no Twitter.

“Parabéns a @EmmanuelMacron pela sua reeleição como presidente da França. A França é um dos nossos aliados mais próximos e importantes”, disse Johnson no Twitter. “Estou ansioso para continuar trabalhando juntos nas questões que mais importam para nossos dois países e para o mundo”. “Os seus eleitores também enviaram hoje um forte compromisso com a Europa. Estou satisfeito por continuarmos a nossa boa cooperação”, afirmou Scholz.

Líder esquerdista também se manifestou nas redes sociais

O esquerdista Jean-Luc Melenchon disse que a derrota de Marine Le Pen nas eleições da França é “uma notícia muito boa para a unidade de nosso povo”. Por outro lado, ele afirmou que continuará sendo oposição à esquerda ao governo de Emmanuel Macron.

Em seu discurso, Melechon incentivou os oponentes de Macron a votarem nas eleições parlamentares de junho para “escolher um caminho diferente” e eleger uma maioria de esquerda.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link