Limpeza étnica em Gaza. Por Jeferson Miola

Atualizado em 17 de outubro de 2023 às 10:12
Guerra na Palestina. (Foto: Reprodução)

O prazer e o entretenimento dos humanos com o apelativo, o escatológico e o trágico são inerentes à natureza humana. Os algoritmos das redes sociais são programados justamente para explorar e rentabilizar ao máximo esse sentimento.

O Coliseu de Roma, construído na Antiguidade entre o ano 72 d.C. e 80 d.C., era um grande teatro onde mais de 80 mil pessoas se reuniam para sessões de divertimento e êxtase com o dantesco e com o pior martírio que a perversão humana é capaz de inventar.

Depois que se se tornaram “menos apelativos” os espetáculos em que leões e outros animais ferozes devoravam seres humanos, a queima de pessoas passou a ser a “nova atração” do Coliseu.

Nos espetáculos noturnos, cristãos vestidos com túnicas empapadas com substâncias inflamáveis eram queimados e se transformavam em tochas luminosas do Coliseu. O balé de corpos contorcidos em dor, suplício e desespero formavam a coreografia macabra que excitava a sádica audiência.

O fogo era o inferno no qual os pecadores deveriam arder até o último sopro de vida. O condenado, desumanizado na sua essência de ser humano, era um animal que merecia receber qualquer castigo inumano e cruel.

Mulher chora em meio ao conflito na Palestina. (Foto: Reprodução)

Agora, diante da terrível tragédia em Gaza, não é aceitável que fiquemos passivos, nos comportando como uma platéia entretida com o espetáculo horripilante exibido em modo online no “Coliseu contemporâneo” da TV, da internet e das redes sociais.

O espetáculo é exibido como se fosse uma guerra, mas na realidade se trata de um extermínio genocida; de matança israelense para vingar as mortes inaceitáveis causadas pelo Hamas em 7/10.

A limpeza étnica não pode continuar sendo naturalizada e transmitida em tempo real sem um repúdio contundente; sem que nada de efetivo seja feito e sem que a ONU condene e mande cessar imediatamente os crimes de guerra e contra a humanidade perpetrados pelo Estado étnico-teocrático de Israel contra o povo palestino.

Não é aceitável que depois de dez dias o Conselho de Segurança da ONU ainda não tenha determinado o fim imediato da devastação em Gaza. Na última sessão do Conselho [16/10], os EUA, França, Reino Unido e o Japão votaram contra resolução que pedia o cessar-fogo humanitário. Sim, é isso mesmo, votaram contra um cessar-fogo humanitário provisório!

A Agência das Nações Unidas de Assistência e Trabalho para Refugiados da Palestina [UNRWA] denunciou que morrem 11 palestinos a cada hora em Gaza, sendo que pelo menos 25% dessas vítimas fatais são crianças. Com o avanço da invasão israelense, esta cifra com certeza aumentará.

A indiferença acintosa do Conselho de Segurança da ONU com a iminência de um extermínio em Gaza contrasta com o alerta da Organização Mundial de Saúde, de ocorrência de “uma verdadeira catástrofe” em 24 horas devido ao corte de eletricidade, água e combustível.

Os EUA enviaram para a costa do Mediterrâneo Oriental o USS Gerald R. Ford, considerado o maior navio de guerra do mundo, para realizar operações marítimas e aéreas na região. Por outro lado, não se empenham em permitir que navios-hospitais atraquem ali para socorrer palestinos que estão morrendo devido ao fechamento de hospitais e clínicas e à proibição israelense da entrada de ajuda humanitária, de água, comida e medicamentos em Gaza.

É difícil acreditar que os EUA e seus aliados europeus, japoneses e canadenses deixariam essa barbárie avançar se as vítimas fossem judeus, e não “animais palestinos” desprezíveis, como se refere o ministro sionista/racista da Defesa Yoav Galant.

Os 2,3 milhões de habitantes de Gaza vivem na maior prisão a céu aberto do mundo. Estão presos, cercados e controlados por terra, mar e ar. São prisioneiros de um regime de apartheid e tratados como sub-humanos, selvagens e inferiores.

Com o desalojamento forçado de mais de um milhão de palestinos do norte de Gaza, Israel implode a solução de dois Estados –de Israel e da Palestina– e coloca o povo palestino diante de duas alternativas absurdas: [i] ou abandona seu território e vai para a diáspora; [ii] ou é assassinado por fome, doença, falta de água, medicamentos, por fósforo branco, bombardeios …

A incapacidade da ONU frente ao genocídio em Gaza corresponde a um fim de linha da humanidade. E significa, também, o fim da própria ONU enquanto expressão de uma institucionalidade falida.

Originalmente publicado no blog do autor

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link