
O deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) foi eleito, por aclamação, líder da Bancada do PT na Câmara dos Deputados para o ano legislativo de 2025. A eleição aconteceu nesta sexta-feira (31) e ele substituirá o deputado Odair Cunha (PT-MG), que liderou o partido até o momento. O parlamentar assumirá oficialmente a liderança da bancada após a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara, marcada para sábado (1º).
O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e da primeira-dama Janja da Silva, que prestigiaram a reunião.
Prioridades de Lindbergh Farias para 2025
Em seu discurso, Lindbergh Farias destacou que sua principal missão será aumentar a popularidade do presidente Lula, criando condições políticas e econômicas para garantir sua reeleição em 2026. O novo líder também enumerou as principais pautas que serão priorizadas pela bancada do PT no Congresso, entre elas:
- Isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil mensais, medida que conta com o apoio de 82% da população.
- Fim da jornada de trabalho 6×1.
- Projetos voltados ao combate à inflação de alimentos.
Além dessas, o deputado também destacou a regulação das redes sociais como um tema central na agenda do Congresso para este ano. O novo líder se comprometeu a promover um debate ativo no plenário e nas redes sociais, combatendo fake news e defendendo o governo de Lula e o projeto de reconstrução nacional.
A partir de amanhã assumo a liderança do @ptnacamara. Nossa missão maior é impedir o retorno da extrema direita ao poder. Juntos pelo Brasil e o povo brasileiro.#TôJuntoComOPovo#TôJuntoComLula
📸 @ricardostuckert pic.twitter.com/ymDYFS1iP5
— Lindbergh Farias (@lindberghfarias) February 1, 2025
Alegações de Odair Cunha sobre o trabalho em 2024
Odair Cunha, ex-líder da Bancada do PT, fez um balanço de sua gestão ao longo de 2024. Ele ressaltou o papel fundamental da Bancada do PT na sustentação do governo no Congresso Nacional, especialmente na aprovação de matérias de interesse da população brasileira.
Um dos pontos destacados por Cunha foi a histórica aprovação da Reforma Tributária, sancionada em 2025, que, segundo ele, torna o sistema tributário do Brasil “mais justo, transparente e equilibrado”, permitindo à população acompanhar com maior clareza o funcionamento da tributação no país.