Lindbergh vai à Embaixada para questionar Itália sobre cidadania de Bolsonaro

Atualizado em 4 de fevereiro de 2023 às 0:07
O deputado federal Lindbergh Faria fazendo live na frente da Embaixada da Itália.Reprodução

Em live feita em frente à Embaixada da Itália em Brasília nesta sexta-feira (03), o deputado federal fluminense Lindbergh Farias (PT-RJ) anunciou que protocolou um ofício pedindo informações à representação diplomática sobre um eventual pedido de cidadania formulado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

O documento foi entregue ao embaixador italiano no Brasil, Francesco Azzarello.

Farias disse que Bolsonaro, atualmente nos EUA, quer “se proteger” com a cidadania italiana.

“Ele (Bolsonaro) está fazendo isso para dificultar a extradição” ,disse Lindbergh “Os seus dois filhos já pediram, já entraram (com o pedido de cidadania). O pedido tem um claro objetivo de fugir do Brasil. A gente sabe que a extradição de um cidadão italiano para o Brasil é sempre mais difícil.”

Na última quinta-feira (02), o líder da extrema-direita brasileira foi questionado por um jornalista italiano sobre a abertura do processo para obter a cidadania do país europeu e ele alegou que era italiano:

“Sou italiano. Meu nome é Bolsonaro, meus avós eram de Pádua. Pela lei do seu país, sou italiano” ,disse. “Com pouquíssima burocracia, eu teria plena cidadania.”

Flávio e Eduardo Bolsonaro deram entrada na solicitação em meados de 2020. O avô do ex-presidente nasceu no nordeste da Itália, na cidade de Anguillara.

Recentemente, o deputado do partido Europa Verde, Angelo Bonelli, também fez um pedido  ao governo italiano para que não fosse concedida a cidadania a ele, tendo sido respondido que Jair não havia apresentado ainda seu pedido.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link