Lira cria ‘big brother’ para monitorar deputados e aprovar a PEC do calote

Atualizado em 5 de novembro de 2021 às 17:47
arthur-lira-nao-quer-bolsonaro-no-pp
Arthur Lira

Para tentar garantir o quórum para a votação da PEC dos Precatórios em segundo turno, Arthur Lira pediu às assessorias dos parlamentares o registro da chegada dos voos dos deputados que estão fora de Brasília, diz o site de extrema direita O Antagonista.

LEIA MAIS:

1 – Caso Marília Mendonça: O que se sabe sobre a queda do avião

2 – URGENTE: Cai avião de Marília Mendonça

3 – Rosa Weber vai analisar ação de deputados contra a PEC do Calote

Lira monitorando

A ideia é monitorar o deslocamento de cada deputado para cobrar a presença deles na sessão da próxima terça (9), para quando está marcada a continuidade da votação da proposta que autoriza uma gambiarra fiscal para que o governo federal consiga dinheiro para bancar o Auxílio Brasil, programa social que deve suceder o Bolsa Família e se tornou a principal aposta do Centrão para reeleger Jair Bolsonaro.

Além dele, o líder do partido do presidente da Câmara, Cacá Leão (BA), está envolvido na busca de informações sobre o retorno dos colegas a Brasília.

Assessoria de Leão chegou a enviar uma mensagem ao grupo de mensagens da liderança do partido pedindo o horário em que cada parlamentar estará de volta dos estados na semana que vem.

Para garantir a aprovação definitiva da PEC na Câmara, Lira intensificou o cerco aos parlamentares que não votaram na madrugada de quinta-feira, quando a proposta foi aprovada, em primeiro turno, com 312 votos, somente quatro a mais que o mínimo necessário.

Por meio de alterações de última hora no regimento da Casa, ele permitiu que até deputados afastados com atestado médico possam votar remotamente.