Lira cancela presença em atos de 8 de janeiro convocados por Lula

Atualizado em 8 de janeiro de 2024 às 6:56
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. (Foto: Reprodução)

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tomou a decisão de cancelar sua participação na solenidade desta segunda-feira (8) no Congresso Nacional, que marca o primeiro aniversário dos ataques golpistas à Praça dos Três Poderes.

O motivo para essa ausência foi a ocorrência de problemas de saúde na família. Essa decisão de última hora altera a dinâmica do evento convocado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no qual Lira estava designado para proferir um discurso significativo.

O ato, originalmente denominado “Democracia Restaurada”, passou por uma mudança de nome, rebatizado por Lula como “Democracia Inabalada”.

A cerimônia, agendada para as 15h, contará com a presença de cerca de 500 convidados, incluindo ministros do governo, do Supremo Tribunal Federal (STF), parlamentares, governadores e diversas outras autoridades.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva. (Foto: Sérgio Lima/Poder360)

Paralelamente ao evento no Congresso, haverá a abertura de uma exposição no STF, sob a liderança do ministro Luís Roberto Barroso, presidente da Corte, que se inicia às 14h, intitulada “Após 8 de janeiro: Reconstrução, memória e democracia”.

A programação detalhada inclui a ministra da Cultura, cantora Margareth Menezes, interpretando o Hino Nacional na abertura do evento no Congresso.

Posteriormente, será exibido um vídeo institucional, seguido pelos discursos dos presidentes dos Três Poderes e outras autoridades, tais como Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes, Rodrigo Pacheco e Fátima Bezerra, esta última, governadora do Rio Grande do Norte, que discursará na condição de representante dos Executivos estaduais.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link