Lira diz que Padilha é “desafeto pessoal” e ataca ministro: “Incompetente”

Atualizado em 11 de abril de 2024 às 18:58
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Foto: Zeca Ribeiro e Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), atacou o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e afirmou que ele é “incompetente”. Durante entrevista em evento agro em Londrina (PR), ele afirmou que o petista é um “desafeto pessoal”.

O parlamentar foi questionado por jornalistas sobre a votação na Câmara dos Deputados sobre a prisão de Chiquinho Brazão (sem partido-RJ), apontado como mandante do assassinato de Marielle Franco, e a respeito de um possível enfraquecimento de sua liderança na Casa.

“Essa notícia foi vazada do governo e, basicamente, do ministro Padilha, que é um desafeto, além de pessoal, um incompetente. Não existe partidarização. Eu deixei bem claro que ontem a votação foi de cunho individual, cada deputado é responsável pelo voto que deu. Não tem nada a ver”, afirmou Lira.

Padilha, que é responsável pela articulação política do Palácio do Planalto, orientou a base governista a votar pela manutenção da prisão de Brazão. Interlocutores de Lira afirmam que ele se sentiu contrariado e acusou, nos bastidores, o governo de interferir na votação.

Durante a entrevista desta quinta, Lira ainda acusou membros do governo Lula de “plantar mentiras”. “É lamentável que integrantes do governo interessados na estabilidade da relação harmônica entre os Poderes fiquem plantando essas mentiras, notícias falsas, que incomodam o Parlamento. E, depois, quando o Parlamento reage, acham ruim”, prosseguiu.

Nas redes, Padilha reagiu ao ataque de Lira e publicou um vídeo do presidente Lula fazendo elogios ao seu trabalho na articulação com o Congresso Nacional. Sem citar o presidente da Câmara, ele afirma que a declaração do petista é um “reconhecimento de competência”.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link