Lira não vai criticar STF no caso Silveira por medo de perder Orçamento Secreto

Atualizado em 24 de abril de 2022 às 19:44
Arthur Lira é cauteloso em relação a Silveira por medo do STF
Presidente da Câmara, Arthur Lira
Foto: Reprodução

Segundo deputados do Centrão, o completo silêncio presidente da Câmara, o deputado Arthur Lira (Progressistas) em relação ao indulto dado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) após a condenação do deputado Daniel Silveira (PTB) está ligado à estratégia de não criar atrito com o Supremo Tribunal Federal. Ele tem medo do STF proibir o orçamento secreto.

Segundo aliados do governo, Lira indicou que a Corte poderia proibir o pagamento das emendas de relator (RP-9), a fonte dos recursos bilionários do orçamento secreto, como forma de retorno a qualquer interferência direta do Congresso em relação a condenação de Silveira.

O orçamento secreto é um esquema o qual o governo do presidente Bolsonaro conseguiu. Lira foi informado de que o fluxo de pagamento dessas emendas seria novamente barrado pelos ministros do STF se ele promovesse confronto em relação a decisão da Corte. Lira transmitiu a informação a líderes de bancada. O orçamento beneficia deputados e senadores aliados do governo e seus redutos eleitorais.

Entre os apoiadores de Bolsonaro, isso virou um problema porque parlamentares contam com essa verba para conquistar apoio, em busca da reeleição.

Até agora, Lira não se pronunciou em público sobre o caso de Silveira. O presidente da Câmara apenas apresentou recurso,n a noite da quarta-feira (20), quando ocorreu a condenação do parlamentar, para que o Supremo levasse em consideração o pedido do Congresso. A solicitação é para o Legislativo ter a palavra final sobre a perda de mandato de deputados e senadores, em vez de o Judiciário decretar a cassação “automática”.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link