Lira quer evitar acordo entre PT e PL para poupar deputados na Comissão de Ética

Atualizado em 21 de dezembro de 2023 às 18:37
O deputado Washington Quaquá (PT-RJ) deu um tapa na cara do bolsonarista Messias Donato (Republicanos-ES). Foto: Reprodução

Em entrevista concedida à GloboNews nesta quinta-feira (21), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), provocou o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Liberal (PL) a evitar um “acordo” destinado a proteger os deputados Washington Quaquá (RJ) e Messias Donato (ES) no Conselho de Ética, após os dois se envolverem em um conflito no plenário.

Lira dirigiu-se aos partidos e seus líderes, fazendo um apelo à dignidade política dos envolvidos. Ele expressou preocupação com a possibilidade de um arranjo entre PT e PL no Conselho de Ética para proteger os deputados envolvidos, citando casos anteriores de união entre essas duas grandes bancadas da Câmara para tal propósito.

Além disso, o presidente da Câmara mencionou que uma reclamação na corregedoria resultaria em uma punição considerada “branda”. Ele criticou a tentativa dos deputados de buscar visibilidade nas redes sociais, destacando que a briga entre os parlamentares ofuscou a importância do dia devido à promulgação da reforma tributária.

Lira também expressou desaprovação em relação às decisões judiciais monocráticas que derrubam aprovações do Congresso, fazendo uma ressalva sobre a necessidade de corrigir o piso para que os partidos políticos possam apresentar Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADI).

Quanto à PEC que propõe um mandato fixo para os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Lira declarou ser contra, destacando a importância de uma discussão séria e reflexiva, longe das emoções momentâneas.

O episódio em que o deputado Washington Quaquá utilizou termos homofóbicos e agrediu o colega Messias Donato foi discutido durante a entrevista, com Lira ressaltando que a conduta depreciativa dos parlamentares prejudica a imagem do parlamento. Ele anunciou ainda uma reunião com líderes partidários para abordar o assunto.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link