Lira tira deputado do PT e dá posse a bolsonarista; Gleisi critica presidente da Câmara

Atualizado em 3 de junho de 2022 às 19:46
Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, falando no microfone da Câmara.
Arthur Lira culpa Petrobras pelo aumento do preço da gasolina.
Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados

Arthur Lira afastou Márcio Macêdo (PT-SE) do cargo de parlamentar e determinou a volta de José Valdevan de Jesus (PL-SE), cassado em março deste ano por abuso de poder econômico durante a campanha eleitoral de 2018. A decisão foi tomada um dia após Nunes Marques, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), suspender a cassação. Entretanto, a segunda turma da Corte ainda vai analisar o caso.

Nesta sexta (3), o magistrado enviou um ofício escrito “urgente” para o presidente da Câmara dos Deputados. Ele informava Lira que a cassação já não está valendo.

Quando o deputado foi cassado, entretanto, a velocidade para a posse de Macêdo não foi a mesma. A decisão foi proferida no dia 17 de março e a o petista só assumiu o posto mais de um mês depois, em 27 de abril.

Márcio afirmou que recebeu “com surpresa” a decisão do magistrado. “Tenho certeza de que o STF vai reverter essa decisão intempestiva e que não cabia nesse processo. O voto popular e a democracia representativa serão respeitados”, avalia.

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, também criticou o afastamento do parlamentar. Segundo ela, o presidente da Câmara “está sentado há um ano e meio sobre 150 pedidos de impeachment contra Bolsonaro, mas nem piscou para enviar ao Conselho de Ética processos descabidos contra a oposição. Lira rebaixa a Câmara a serviçal do Planalto”.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link