Lira viajou para Carnaval no Rio e em Salvador em voos da FAB

Atualizado em 15 de fevereiro de 2024 às 23:56
Arthur Lira rodeado de pessoas em sambódromo
Arthur Lira (ao centro) em desfile no Rio de Janeiro, no último domingo (11) – Reprodução/Instagram

Durante o feriadão de Carnaval, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), fez uso de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) para deslocamentos entre Brasília, Salvador e Rio de Janeiro. Os voos foram registrados pelo site oficial da FAB, com a alegação de motivos de segurança para tais deslocamentos.

Arthur Lira iniciou sua viagem na manhã de sexta-feira (9), partindo de Brasília com destino a Salvador, onde participou de diversos eventos carnavalescos, incluindo o desfile do Bloco Vumbora ao lado do deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil).

Posteriormente, no domingo (11), o presidente da Câmara seguiu viagem para o Rio de Janeiro, onde desfilou pela escola de samba Beija-Flor de Nilópolis. O desfile contou com o patrocínio da Prefeitura de Maceió, no valor de R$ 8 milhões, para homenagear Rás Gonguila, figura histórica do Carnaval alagoano.

Arthur Lira falando em microfone com expressão séria
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira – Reprodução

O decreto presidencial de 2020 permite que autoridades, como os presidentes do Congresso e da Câmara, solicitem transporte aéreo em aeronaves oficiais para motivos de segurança e viagens a serviço, seguindo uma ordem de prioridade. De acordo com o site da FAB, apenas Arthur Lira fez uso desses voos durante o período do Carnaval.

De acordo com a Folha de S.Paulo, está previsto o retorno de Lira a Brasília no início da próxima semana, coincidindo com o reinício das atividades parlamentares na Câmara.

Arthur Lira já havia utilizado voos da FAB durante o Carnaval de 2023, demonstrando um padrão de utilização desses recursos para participar de eventos e compromissos políticos durante o feriado.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link