Live da Tarde: Oposição pede afastamento de Bolsonaro por crimes contra a democracia

Atualizado em 19 de julho de 2022 às 17:09
Live da Tarde
Live da Tarde: Oposição pede afastamento de Bolsonaro por crimes contra a democracia
Foto: Reprodução/DCMTV/YouTube

Bolsonaro é assunto. AO VIVO. Pedro Zambarda analisa as últimas notícias. Entrevista com o youtuber e pré candidato a deputado federal biólogo Henrique e Alvaro Gonzaga. Moderação: Décio Nogueira.

Após a pregação golpista feita por Bolsonaro aos embaixadores na  segunda, 18, a oposição resolveu se movimentar: parlamentares pediram ao Supremo Tribunal Federal que o chefe do Executivo seja alvo de investigação por conta dos ataques, sem provas, feitos ao processo eleitotal do país e aos ministros do STF.

Os atos de Bolsonaro se enquadram em crime de “abolição violenta do Estado Democrático de Direito”, que prevê pena de quatro a oito anos de prisão.

O crime baseia-se em: “Tentar, com emprego de violência ou grave ameaça, abolir o Estado Democrático de Direito, impedindo ou restringindo o exercício dos poderes constitucionais”. É o que consta no Código Penal.

Parlamentares também pedem que Bolsonaro seja enquadrado no crime de incitação das Forças Armadas contra o Tribunal Superior Eleitoral. Neste caso, a pena vai de três a seis meses.

A oposição quer ainda que a representação seja enviada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ao Ministério Público Eleitoral para “a apuração da prática de crime eleitoral, propaganda eleitoral antecipada e abuso do poder político e econômico” e uma abertura de inquérito para apurar improbidade administrativa.

A apresentação golpista de Bolsonaro, feita em Power Point, estava repleta de fake news sobre as eleições. Teve repercussão na mídia internacional, tendo chocado até editores do The New York Times.

De acordo com o jornal, embaixadores convidados para ouvir discurso contra as urnas eletrônicas ficaram “abalados” com o presidente brasileiro.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link