Live das 5 – A vitória do Talibã no Afeganistão e a esquerda

Atualizado em 16 de agosto de 2021 às 17:12
Guerra no Afeganistão. Foto: Wikimedia Commons

Afeganistão é o assunto. AO VIVO. Cassio Oliveira analisa as últimas notícias e conversa com o professor, escritor e militante do Partido Comunista do Brasil, Lejeune Mirhan. Moderação: Sara Goes.

LEIA MAIS:

1 – Lula: “Se cada brasileiro puder tomar café, almoçar e jantar, terei cumprido a missão da minha vida”

2 – Talibãs são históricos aliados dos EUA. Por Marcelo Buzetto

O que aconteceu no Afeganistão?

Ashraf Ghani, presidente do país, deixou o país neste domingo (15). Isso ocorreu horas depois de o grupo extremista Talibã cercar Cabul, a capital do país.

Um alto oficial do Ministério do Interior afegão disse à agência de notícias Reuters que Ghani embarcou para o Tajiquistão, que faz fronteira com o sul.

Ainda de acordo com a agência, o gabinete da Presidência afegã não confirma a movimentação do mandatário “por questões de segurança”.

Mais cedo, o ministro do Interior, Abdul Sattar Mirzakwal, havia anunciado uma “uma transferência pacífica de poder para um governo de transição”, mas não deixou claro quem o iria compor.

Talibã e os Estados Unidos

Desde 1978, após a Revolução de Saur, quando o Afeganistão era governado pelo Partido Democrático e Popular do Afeganistão – PDPA (uma aliança entre comunistas, socialistas e patriotas afegãos), em aliança e cooperação com a URSS, os chamados “Talibãs” são aliados dos EUA!

O governo do PDPA iniciou uma reforma agrária, investiu em educação e saúde pública e gratuita, aprovou a lei da igualdade de direitos entre homens e mulheres, estimulou as mulheres a ingressarem nas universidades, etc…

EUA, Paquistão e Arábia Saudita, com atuação direta de Osama Bin Laden, se uniram para impedir a cooperação Afeganistão-URSS, pois a influência soviética ameaçava os interesses geopolíticos estadunidenses.

Na época chamados de “muhajeideen”, depois de 1991 de Talibã, são os mesmos.

Foram homenageados pelo filme Rambo 3, chamados de “guerreiros da liberdade “.

Estiveram em Washington, na Casa Branca, recebidos por Bill Clinton, e com direito à conferência de imprensa. Firmaram um acordo com EUA para construção de um gasoduto. Como não puderam cumprir o acordo EUA invadiu o país em 2001, sob o pretexto de capturar Bin Laden, “encontrado”, segundo o governo Obama, em Islamabad, no Paquistão!!!!!!

Ou seja, destruíram o país e o Bin Laden não estava lá?

Talibãs fizeram acordo com Trump. Joe Biden manteve o acordo, pois viram que o Afeganistão estava se aproximando do Irã.

Um Afeganistão aliado do Irã seria, para o governo dos EUA, pior que governado pelos Talibãs.

Veja a live.