Live golpista que mentia sobre fraude eleitoral é derrubada pelo YouTube

Atualizado em 4 de novembro de 2022 às 22:19
Fernando Cerimedo, do La Derecha Diário, faz live mentirosa sobre fraude na eleição brasileira e transmissão é derrubada pelo YouTube. Foto: Reprodução

O YouTube derrubou um canal argentino que fazia uma live mentindo sobre fraude eleitoral nas eleições brasileiras neste sexta (4). O conteúdo falso era baseado em um dossiê apócrifo e foi usado por aliados de Jair Bolsonaro para levantar dúvidas sobre o resultado da disputa. A informação é do Estadão.

A live foi feita pelo canal La Derecha Diário, de Fernando Cerimedo, que expôs o conteúdo falso aos espectadores. Ele á apoiador da família do presidente e recebeu Eduardo Bolsonaro durante uma viagem a Buenos Aires em 13 de outubro, pouco antes do segundo turno.

Cerimedo diz ter recebido o documento do Brasil e nega que tenha alguma ligação com a campanha de Bolsonaro ou seu governo. Ele ainda alegou que a transmissão foi feita na Argentina para que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não interferisse.

O argumento do dossiê é de que cinco modelos de urnas eletrônicas usados na eleição deste ano registraram mais votos para Lula do que para Bolsonaro e não teriam sido submetidos a teste de segurança. Cerimedo disse que apenas o modelo de 2020 passou pela análise de universidades federais e das Forças Armadas, o que é mentira: todos os modelos da urna foram submetidos a testes.

Eduardo Bolsonaro e Fernando Cerimedo. Foto: Reprodução

O dono do Derecha Diário já disse manter amizade com Eduardo Bolsonaro desde 2010, quando se conheceram nos Estados Unidos. O argentino já foi apresentado como “consultor do Bolsonaro pai no Brasil”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link