Em propaganda, a Localiza, do bolsonarista Salim Mattar, inventou que templários pisaram em Urubici, na serra catarinense, antes de 1500.
A empresa oferta aluguel de carros e quis inventar indícios de cavaleiros templários na região para estimular o turismo entre bolsonaristas, fascinados pela ordem cristã, e lucrar com seu serviço.
Em nota de repúdio, a Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB), afirma que a peça publicitária conta com “informações falsas” e não possui “nenhuma base científica”.
No vídeo, a empresa afirma que há “símbolos e desenhos em rochas que mostram a passagem dos templários”, a SAB diz que a fala “é uma atitude totalmente fantasiosa e sem o menor sentido”.
Eles alegam que os indícios citados “são associados a populações indígenas Xokleng e Kaingáng”.
“A peça publicitária, portanto, presta um desserviço para a população brasileira na medida que veicula uma informação mentirosa, ignorando anos de pesquisa arqueológica científica”.
A instituição diz que a empresa desrespeita e nega a existência dos povos indígenas originários da região.
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