Loja na Bahia é acusada de racismo e misoginia após exigências em anúncio de emprego: ‘Sem filhos e branca’

Atualizado em 26 de janeiro de 2024 às 19:44
Print de anúncio de vaga de emprego feito por loja SD Presentes. Foto: Reprodução

Uma loja na cidade de Caetité, no sudoeste da Bahia, viralizou nas redes sociais após publicar um anúncio de emprego com exigências de cunho racistas na quinta-feira (25). Internautas acusam a loja de racismo, misoginia e machismo.

Na publicação, o estabelecimento exigia que a candidata fosse “solteira, sem filhos, que se declare expressivamente de cor branca e seja gentil e dócil”.

A vaga, com um contrato de pelo menos dois anos, também solicitava que a funcionária tivesse no mínimo 18 anos e ensino médico completo. A loja SD Presentes data de 2006 e vende equipamentos eletrônicos.

O anúncio foi publicado no perfil de Edis da Silva Ribeiro, que consta como o dono do estabelecimento, no Instagram. Após a repercussão, a postagem foi removida e a página desativada.

Em nota, o Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial de Caetité informou que estará à frente do caso para garantir a punição do culpado.

“O Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial de Caetité vem a público repudiar todo e qualquer ato ou ação de intolerância, discriminação, preconceito, ou quaisquer outros atos que atentem contra a honra e dignidade da pessoa humana, bem como para reafirmar o seu compromisso com a promoção da igualdade racial, zelando pela defesa do povo caetiteense e pelo enfrentamento de toda forma de intolerância ou tentativa de supremacia racial praticada contra quem quer que seja”, disse o conselho.

“Seremos sempre contrários às práticas discriminatórias, enfileirando-nos em defesa dos direitos constitucionalmente resguardados”.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link