Londres em dezembro

Atualizado em 1 de junho de 2013 às 17:57
A molecada com o Senhor Bastilha no Hurlingham Park

Londres no final do ano é para quem está atrás de duas coisas: frio e compras. Com um pouco de sorte, você pega neve, como neste ano, e pode até fazer um boneco.

Meus filhos e seus amigos fizeram um no Hurlingham Park. Deram ao boneco o nome de Senhor Bastilha, pela pouca firmeza que sentiram nele, uma fragilidade que remeteu à célebre prisão francesa nas vésperas da Revolução.

O duro da neve é caminhar. Primeiro,  escorrega. Depois, o pé fica gelado se você não estiver calçado adequadamente. Mas a beleza compensa amplamente. O frio é bom: parece que, na rua, você está num ar condicionado forte.

Mas a maior atração de Londres em dezembro são as liquidações de inverno. Elas calham com o Boxing Day, um feriado sobre cujas origens há algumas dúvidas. É no dia 26 de dezembro. Uma das versões é que boxing vem da caixa em que no passado os ricos colocavam doações para seus empregados pobres, obrigados a trabalhar no Natal.

Já não existe atividade filantrópica no Boxing Day. É uma ocasião em que os ingleses basicamente se divertem. A rodada de futebol da Premier League no Boxing Day é especial. (Enquanto os jogadores de futebol tiram férias no Brasil na Inglaterra eles jogam entre o Natal e o Ano Novo.) Logo em seguida começam as liquidações. (Fui almoçar hoje na Harrods, primeiro dia da queima, e estava uma festa. Há um frango assado no Food Hall que merece ser experimentado.)

Quem quer renovar o guarda-roupa de inverno encontra coisas muito boas nesta época em Londres. O cuidado é não comprar algo que seja tão quente que você não use no Brasil.  Jamais esqueci um casaco jeans com pele de ovelha interna que meu primo Márcio (nascido aliás no Boxing Day) levou para o Brasil quando esteve em Londres nos anos 70.

Sabe quantas vezes ele usou?

Uma.