Luciano Bivar é afastado da presidência do União Brasil; saiba quem assume

Atualizado em 20 de março de 2024 às 17:48
Luciano Bivar foi afastado da presidência do União Brasil. Foto: reprodução

Luciano Bivar foi afastado da presidência do União Brasil temporariamente nesta quarta-feira (20). A executiva do partido tomou a decisão em meio a um clima de tensão e isolamento, com 11 votos a favor do afastamento, 5 contra e uma abstenção. O vice-presidente, Antonio Rueda (PE), assume interinamente o comando da sigla.

“A decisão é resultado da representação assinada por parlamentares e governadores do partido para solicitar o afastamento do deputado da presidência da sigla e a expulsão com cancelamento da filiação”, afirmou um porta-voz do partido ao Uol.

O afastamento de Bivar é provisório, enquanto o Conselho de Ética do partido analisa o caso, podendo efetivar a determinação em até 60 dias.

Antonio Rueda assumirá a presidência do União Brasil. Foto: reprodução

A representação que motivou o pedido de afastamento aponta ameaças feitas por Bivar contra Rueda, eleito recentemente para comandar o partido, e seus familiares. Também pesam sobre Bivar acusações relacionadas à desfiliação de deputados do Rio de Janeiro sem consulta à Executiva do partido.

O União Brasil busca recuperar uma vaga na mesa da Câmara dos Deputados, mas só poderá fazê-lo se Bivar for expulso. Os deputados Arthur Maia (BA) e Paulo Azi (BA) são cotados para ocupar essa eventual vaga.

O partido, que é a terceira maior bancada da Câmara, com 59 deputados, além de sete senadores e quatro governadores, foi formado a partir da fusão entre PSL e DEM, sempre sob o comando de Luciano Bivar.

A situação entre Bivar e Rueda se tornou ainda mais tensa após o pedido de investigação pelo incêndio nas casas do atual presidente e de sua irmã em Pernambuco. Rueda alega que o incêndio foi um crime político e um atentado contra o União Brasil.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, também se pronunciou, classificando o incêndio como inaceitável e afirmando que não ficará impune. Ele criticou a tentativa de “virada de mesa” por parte de Bivar, que tentou cancelar a convenção que elegeu Rueda como presidente.

Em resposta, Bivar contestou publicamente a eleição de Rueda e se recusou a aceitar o resultado. Embora tenha negado ter ameaçado o atual presidente, admitiu ter adotado um tom agressivo contra ele.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe do nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link