Luciano Huck tenta se desculpar por enquete canalha sobre morte de George Floyd: “Errei”

Atualizado em 6 de dezembro de 2022 às 15:15
O apresentador Luciano Huck, do Domingão do Huck, faz pergunta sobre George Floyd em jogo
Foto: Reprodução/Redes Sociais/Globo

O apresentador Luciano Huck, da TV Globo, se tornou alvo de diversas críticas nas redes sociais após fazer uma enquete sobre o estrangulamento brutal de George Floyd em 2020 por policiais da cidade de Minneapolis, nos EUA, no quadro “Quem Quer Ser Um Milionário”. O caso aconteceu na tarde do último domingo (4).

“Qual destas frases foi dita por George Floyd antes de ser assassinado em 2020 e virou grito de protesto contra o racismo?”, questionou o apresentador, antes de ler as alternativas em inglês, entre elas, a correta: “I can’t breathe”, que em tradução livre quer dizer “Eu não consigo respirar”.

Na tarde desta segunda-feira (6), o apresentador tentou pedir desculpas em uma publicação no Twitter, em resposta a um comentário do advogado e professor da FGV Thiago Amparo, que chamou a pergunta de “inaceitável”.

“Para pessoas negras, o caso do Floyd (e tantos outros Floyds brasileiros) é traumático ao ponto de fazer com que colocar suas últimas palavras num quiz de entretenimento seja inaceitável”, afirmou Amparo, marcando o apresentador na publicação.

“Você tem toda razão sobre a pergunta formulada”, respondeu Huck no dia seguinte. “Estou cada vez mais consciente do quanto devo evoluir no letramento antirracista além da intenção. Não tenho acesso prévio às perguntas e desta vez não tive a presença de espírito para reagir de imediato. Errei. Peço desculpas. E vamos conversar”.

Em 25 de maio de 2020, George Floyd foi morto após uma truculenta e selvagem abordagem policial. Floyd, um homem negro, foi imobilizado pelo policial branco Derek Chauvin, sendo asfixiado até a morte após o oficial se manter ajoelhado sobre seu pescoço por aproximadamente sete minutos.

Na internet, a menção descontextualizada em um jogo valendo dinheiro teve uma péssima repercussão. Em virtude disso, Luciano Huck e a produção do Caldeirão têm sido alvo de duras críticas por internautas.

“Não acredito que o Luciano Huck fez essa pergunta!”, comentou um usuário do Twitter indignado com a questão feita no programa ao vivo.

“Será que ninguém da produção poderia ter barrado essa pergunta?”, questionou um internauta, enquanto outro completou. “Antes de apresentar o quadro, o Luciano Huck deveria checar as perguntas. Faltou ali sensibilidade”.

Veja a repercussão:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link