Lugares que deves conhecer em Portugal

Atualizado em 8 de fevereiro de 2022 às 10:45

Todos sabemos que Portugal possui locais incríveis que qualquer um, seja português ou não, deveria conhecer. Das iguarias culinárias de Lisboa às incríveis praias do Algarve, são viagens que não devem em nada para nenhum outro lugar do mundo. Entretanto, o país conta com muitas outras surpresas menos conhecidas e buscadas pelo público, que guardam momentos incríveis e inesquecíveis esperando para que conheças.

Abaixo, citamos alguns destinos para que possa considerar em uma próxima viagem por esse país tão repleto de maravilhas. Vamos lá?

 

https://images.unsplash.com/photo-1555881400-74d7acaacd8b?ixlib=rb-1.2.1&ixid=MnwxMjA3fDB8MHxwaG90by1wYWdlfHx8fGVufDB8fHx8&auto=format&fit=crop&w=2070&q=80

Credits: Nick Karvounis / Unsplash

Alt Text: Foto de Porto, Portugal

Description: Há muito mais a explorar em Portugal do que os clássicos.

 

Uma viagem calma e pitoresca

A aldeia de Lindoso oferece a melhor paisagem rural – uma pequena aldeia aninhada no meio de um parque nacional, um castelo do século XIII e espigueiros tradicionais dos séculos XVII e XVIII. O próprio castelo teve grande importância militar, especialmente contra o Reino de Castela, e hoje abriga um pequeno museu com armas dos séculos XIV-XIX e exposições arqueológicas locais.

Acessível de carro, esta pitoresca vila histórica é uma parada maravilhosa em uma viagem pelo norte de Portugal. Também pode ser adicionado a uma road trip pelo norte de Espanha se vier da Galiza ao Parque Nacional da Peneda-Gerês pela fronteira da Madalena.

Uma das florestas mais impressionantes da Europa

Situado na histórica Mata do Buçaco, o Palácio do Buçaco é um marco fotogénico que não vai querer perder. A própria floresta abriga uma das coleções de árvores mais notáveis da Europa (algumas com mais de 400 anos), e foi a casa dos monges da Ordem dos Carmelitas Descalços.

Os jardins do Palácio do Buçaco e algumas áreas do edifício faziam parte do convento que os monges fundaram em 1628. Depois, no final do século XIX, o palácio foi construído para os últimos Reis de Portugal mas logo foi transformado num luxuoso hotel (que ainda está disponível para reserva!). Se você gosta de lugares históricos, arquitetura gótica e belos jardins, o Palácio do Buçaco não irá decepcioná-lo.

Algarve sem um amontoado de turistas?

Imagine casas caiadas de branco, ruas nas encostas vestidas de flores coloridas, barcos fofos e belas praias. Bem-vindo a Ferragudo, uma das vilas tradicionais mais bonitas do Algarve que permaneceu intocada pelo turismo massivo e deve definitivamente fazer parte do seu roteiro no Algarve.

No seu passeio pela cidade, não deixe de parar na Igreja de Ferragudo – a icónica igreja branca e amarela que oferece vistas deslumbrantes sobre a costa. Deixe-se perder entre as charmosas ruas de paralelepípedos. Depois, relaxe na praça principal da cidade, a Praça Rainha Dona Leonor, com muitos restaurantes locais e apresentações ao vivo.

Outro marco icônico de Ferragudo é o antigo castelo de terracota situado no topo da rocha da praia. O Forte de São João de Arade foi residência de Coelho de Carvalho, conhecido poeta português. Ferragudo é facilmente acessível de barco, carro ou mesmo bicicleta a partir de Portimão ou de comboio, autocarro ou carro a partir de Faro. Você pode passar aqui uma tarde agradável ou um fim de semana inteiro.

Um passeio pelo Douro

Rodeada pelo cenário espetacular das colinas do Vale do Douro, a pequena cidade de Pinhão fica tranquilamente nas margens do rio Douro. Além das paisagens deslumbrantes, a principal atração do Pinhão são as muitas vinhas históricas que oferecem provas de vinho e passeios. O Vale do Douro é uma das regiões vinícolas mais antigas do mundo e é conhecida por produzir alguns dos melhores vinhos de Portugal.

Fazer uma viagem de um dia ao Vale do Douro a partir do Porto é a maneira ideal de sentir esta incrível região vinícola se você estiver com pouco tempo. Você terá a opção de pegar o trem, que leva cerca de duas horas, e quem sabe aproveitar o tempo em uma casa de apostas online em Portugal. Algumas das coisas a fazer quando estiver no Pinhão é fazer um passeio pelas vinhas e talvez um passeio panorâmico de barco ao longo do rio Douro.

Imperdível para quem visita Porto

Lamego, localizada a cerca de 90 minutos de carro a leste do Porto, tem muito para oferecer, apesar do seu tamanho relativamente pequeno. No coração desta vila duriense encontra-se o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios.

Para a melhor experiência, comece na parte inferior para que você possa se maravilhar com a forma como você subirá os 600 degraus e, em seguida, comemore com uma bela vista quando chegar lá. Não se preocupe se não conseguir subir as escadas. A igreja do século XVIII no topo também pode ser acessada pela estrada.

Aproveite para saborear uma iguaria local chamada presunto acompanhada de um copo de vinho espumante local. Para um excelente prato de degustação, dirija-se à A Presunteca de Lamego. Você encontrará este fantástico café e terraço ao ar livre na parte inferior da escada. Lamego é mais bem acedido de carro, então porque não o adicionar à sua viagem de carro ou fazer uma viagem de um dia a partir do Porto.