Lula abre 20 pontos de Bolsonaro no segundo turno, diz pesquisa

Atualizado em 22 de abril de 2022 às 17:35
Bolsonaro e Lula
Bolsonaro e Lula

O levantamento do Ipespe, sob encomenda da XP mostra que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode vencer ainda no primeiro turno. Mas, em caso de segundo turno, o instituto também pesquisou o cenário e mostra o petista com 20 pontos percentuais à frente de Jair Bolsonaro (PL), seu principal concorrente, isso apenas em intenções de voto.

Os dados disponibilizados nesta sexta-feira (22), mostram que, num eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista venceria com 54% das intenções de voto contra 34%, uma vantagem mais que sólida e consolidada. No levantamento anterior, no início do mês, a diferença também era dos mesmos 20, mas em 53% a 33%, ou seja, com os dois oscilando positivamente.

Ao se considerar apenas os votos válidos, ou seja, retirar brancos, nulos e não sabe, a vantagem de Lula é ainda maior. Ele teria 61% dos votos contra 39% de Bolsonaro, ou seja, uma diferença bem superior, por exemplo a obtida pelo próprio Bolsonaro em 2018, quando venceu Fernando Haddad (PT) no segundo turno.

O Ipespe também apresentou os resultados do levantamento no primeiro turno e que apontaram as chances reais de Lula liquidar a fatura sem precisar de novas eleições contra Bolsonaro. O petista aparece com 45% e o presidente com 31%, enquanto os outros adversários estão muito longe, com Ciro Gomes (PDT) com 8%, João Doria (PSDB) 3%, Simone Tebet (MDB) e André Janones), ambos com 2%. Os demais sequer pontuaram.

Imagem