Lula abre 20 pontos de Bolsonaro, que perde para Ciro no 2º turno, diz pesquisa

Atualizado em 6 de maio de 2022 às 10:12
Lula, Bolsonaro e Ciro

A nova pesquisa XP/Ipespe, divulgada nesta sexta-feira (6), aponta que o ex-presidente Lula (PT) vence com tranquilidade todos os seus possíveis adversários no 2º turno.

Contra o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), o petista tem uma vantagem de 20 pontos percentuais. Ele registra 54% das intenções de voto, contra 34% do ex-capitão.

Bolsonaro também perde na segunda etapa do pleito para o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), por 7 pontos de diferença. Enquanto o cearense tem 45%, o mandatário da República fica com 38%.

O levantamento ouviu 1.000 pessoas e foi realizado no período de 2 a 4 de maio de 2022. A margem de erro máximo estimada é de 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%.

Confira:

Lula massacra Ciro e Doria no 2º turno

De acordo com o levantamento, o ex-presidente venceria com folga o pedetista em um possível segundo turno entre os dois. Seriam 52% de Lula contra 25% de Ciro.

O massacre seria ainda maior se o petista enfrentasse o ex-governador de SP João Doria (PSDB), o que dificilmente acontecerá, haja visto o desempenho pífio do tucano nas pesquisas. Lula marcaria 55%, contra apenas 19% de Doria.

Entre Doria e Bolsonaro, há um empate técnico. O presidente registra 39%, contra 37% de seu ex-aliado, que surfou na onda do bolsonarismo em 2018 para se eleger governador.

Veja os cenários abaixo: