Lula abre 25 pontos de vantagem para Bolsonaro no 2° turno, aponta DataFolha

Atualizado em 26 de maio de 2022 às 18:37
Lula lidera com folga em Pernambuco, diz nova pesquisa
Ex presidente e candidato a presidência do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva
Foto: Reprodução

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disparou na pesquisa DataFolha divulgada nesta quinta-feira (26). Em um eventual segundo turno, o petista venceria o presidente Jair Bolsonaro (PL).

De acordo com os dados do levantamento, Lula tem 58% das intenções de votos contra 33% do atual chefe do executivo federal. Brancos e nulos representam 8% e não sabem ou não quiseram responder completam a lista com 1%.

No entanto, a pesquisa mostra que Lula tem enorme chance de vencer no primeiro turno. O petista possui 48%, enquanto o atual chefe do executivo federal tem 27% das intenções de votos. O pedetista foi citado por 7%. Os outros não chegaram aos 2%.

Se as eleições fossem hoje, Lula venceria no primeiro turno porque teria 54,5% dos votos válidos. Os votos válidos representam a soma de todos os candidatos e se ignora votos brancos, nulos e indecisos. Para um candidato ser eleito, ele precisa ter 50% mais um voto no primeiro turno. Neste cenário, todos os votos fecharam com 88%, o que dá ao ex-presidente vitória acima da margem de erro (2 pontos para mais ou para menos) do Datafolha.

A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 26 de maio, entrevistando 2.556 eleitores em 181 cidades de todos os estados do país.

Os dados completos podem ser vistos aqui.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link