Lula adia viagem para a China após quadro de ‘pneumonia leve’

Atualizado em 24 de março de 2023 às 9:32
Lula. Foto: Reprodução

O governo federal adiou a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à China para domingo (26). A decisão foi tomada após um quadro de “pneumonia leve” identificado na noite de quinta (24).

Em fevereiro, o presidente passou por uma bateria de exames no Sírio-Libanês, onde fez ressonância e radiografia na bacia e na coluna lombar. Lula cancelou a agenda desta sexta (25) e descansa no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência.

Segundo interlocutores da equipe de petista, o presidente está sendo tratado com antibióticos, e o quadro será reavaliado nas próximas horas. A viagem no domingo só acontecerá, dizem, se Lula estiver em condições físicas e for liberado pela equipe médica.

“O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva está no Alvorada após exames no hospital Sírio Libanês ontem a noite. O presidente está com pneumonia leve e irá, por conta disso, adiar para domingo o início da sua viagem para a China”, diz comunicado oficial.

Lula e Xi Jinping, em 2009
Foto: EFE/Fernando Bizerra Jr.

Em evento no Rio de Janeiro com a ministra da Cultura, Margareth Menezes, nesta quinta (23), Lula fez apenas um discurso rápido e disse que “pouparia a voz” para o encontro com o presidente da China, Xi Jinping.

Na terça-feira (28), Lula terá reuniões com o presidente da China, Xi Jinping, com o primeiro-ministro da China, Li Qiang, e com o presidente da Assembleia Popular Nacional, Zhao Leji, em Pequim.

Na quarta (29), há um evento empresarial promovido pela Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível e pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), com a participação de mais de 240 empresários brasileiros.

Na quinta (30), o presidente Lula irá a Xangai, onde visitará a sede do Novo Banco de Desenvolvimento, entidade criada pelos Brics (grupo formado por Brasil, China, Índia, Rússia e África do Sul) para fomentar projetos em países em desenvolvimento.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link