Lula agradece a Recife, Salvador e Rio pelo Carnaval: “Honra, alegria e emoção”

Atualizado em 16 de fevereiro de 2026 às 12:52
Lula e o casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira da Acadêmicos de Niterói. Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou as redes sociais nesta segunda-feira (16) para agradecer a recepção recebida durante o Carnaval nas capitais Recife, Salvador e Rio de Janeiro. Ao longo do fim de semana, o petista participou de eventos tradicionais nas três cidades, acompanhando blocos de rua e desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí, onde foi homenageado pela Acadêmicos de Niterói.

Em Pernambuco, Lula esteve no Galo da Madrugada, o maior bloco carnavalesco do mundo, e depois seguiu para Salvador, onde participou da festa ao som do grupo BaianaSystem. No Rio, o presidente assistiu aos desfiles das escolas do Grupo Especial e destacou a importância cultural e econômica do Carnaval brasileiro. “Depois de passar pelo carnaval de Recife e de Salvador, estive no Rio de Janeiro, na Sapucaí”, escreveu.

O presidente afirmou ter se emocionado ao acompanhar as apresentações das agremiações cariocas. “Tive a honra e a alegria de acompanhar o desfile da Acadêmicos de Niterói, Imperatriz Leopoldinense, Portela e Estação Primeira de Mangueira. Muita emoção”, disse.

Lula ressaltou ainda o papel do Carnaval como vitrine internacional do país. “O Rio é uma referência mundial de Carnaval e de turismo. A Marquês de Sapucaí mostra ao planeta a força das nossas escolas de samba, a criatividade do nosso povo e a capacidade que o Brasil tem de transformar cultura em desenvolvimento, emprego e renda”, afirmou. “Tenho muito orgulho de ver o Brasil brilhando assim para o mundo inteiro”, completou.


A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, Janja, acompanhou o desfile ao lado do presidente em um camarote e não participou da apresentação da Acadêmicos de Niterói, apesar de sua presença na avenida ter sido prevista inicialmente. Ela seria destaque no último carro alegórico da escola, mas acabou substituída pela cantora Fafá de Belém por receio do TSE considerar o ato como uma ação de campanha eleitoral antecipada.

O presidente da Acadêmicos de Niterói, Wallace Palhares, afirmou que Lula não interferiu na criação do enredo nem do samba que contou sua trajetória. Segundo ele, o dirigente apresentou o projeto ao presidente em setembro, em Brasília. “Ele disse que não acompanha a construção de nenhum livro ou filme que já fizeram sobre ele, e não ia se intrometer no enredo porque as pessoas têm liberdade de falar o que querem, como querem”, relatou.

Palhares também descreveu a reação do presidente ao ouvir a composição pela primeira vez. “A reação dele ao ouvir o samba foi chorar muito, porque é Dona Lindu (mãe de Lula) quem está narrando a história”.

Augusto de Sousa
Augusto de Sousa, 31 anos. É formado em jornalismo e atua como repórter do DCM desde de 2023. Andreense, apaixonado por futebol, frequentador assíduo de estádios e tem sempre um trocadilho de qualidade duvidosa na ponta da língua.