Lula agradece Merval pelas bibliotecas do novo Minha Casa, Minha Vida

Atualizado em 22 de novembro de 2023 às 17:23
Lula com Merval Pereira no lançamento da nova fase do Minha Casa, Minha Vida

O mundo dá voltas.

Na cerimônia de lançamento da nova fase do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), realizada no Palácio do Planalto, o governo anunciou a construção de 187,5 mil novas unidades habitacionais destinadas a famílias com renda de até dois salários-mínimos, distribuídas em mais de 1,2 mil empreendimentos em 560 municípios.

Deste total, 184 mil unidades serão destinadas a famílias em cadastros habitacionais, enquanto as 3 mil restantes serão para aquelas que perderam imóveis devido a emergências ou obras públicas em estados como Acre, Amazonas, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Um aspecto do programa é a inclusão de bibliotecas e salas de leitura nos conjuntos habitacionais, uma proposta defendida por Lula desde o início do ano. Durante o evento, o Ministério das Cidades e a Academia Brasileira de Letras firmaram um protocolo de intenções para fornecer livros a esses espaços, utilizando doações recebidas pela ABL e de outros parceiros. Merval Pereira, representando a ABL, estava lá no evento.

Lula expressou sua gratidão a Pereira no X, enfatizando a importância da iniciativa para o enriquecimento cultural dos moradores do MCMV. “E agora, que o Merval, presidente da Academia Brasileira de Letras, resolveu nos ajudar no Novo Minha Casa Minha Vida, para fazer as bibliotecas, é tudo que a gente precisa para melhorar o MCMV. Moradia digna e cultura”, escreveu.

“Até porque, precisamos ensinar o povo brasileiros a gostar de ler. Se, em cada conjunto habitacional, fizermos uma pequena biblioteca, quantos Guimarães Rosa e Jorge Amado vão surgir nesse país?”