Lula anuncia a criação de 100 novos institutos federais até 2026

Atualizado em 17 de dezembro de 2023 às 16:20
Lula sorrindo e com mãos unidas
Lula em foto compartilhada no Instagram. Foto: Reprodução

Nesta sexta (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva revelou que o governo pretende construir mais 100 institutos federais até o final de seu mandato em 2026.

A meta é proporcionar oportunidades de aprendizado profissional e facilitar o acesso a empregos dignos para a juventude.

O ministro Paulo Pimenta destacou a meta do governo.

Em seu perfil no X, ele reforçou a o objetivo do presidente e exaltou a qualidade de ensino dos institutos federais, que ofertam ensino médio, técnico e superior.

Pimenta revelou que dos 680 institutos federais que o Brasil possui, 422 foram construídos em governos do PT. Nos 4 anos de governo Bolsonaro, foram inaugurados apenas 16 novos institutos.

Durante a abertura da 4ª Conferência Nacional de Juventude, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, Lula enfatizou a necessidade de suprir a escassez de vagas nas instituições federais para que os jovens possam adquirir habilidades profissionais.

O evento congregou jovens de todo o Brasil para debater políticas públicas destinadas à população entre 15 e 29 anos.

Haddad e Lula durante evento no IFRN. Foto: Reprodução

O presidente destacou o compromisso do governo em atender às demandas dos jovens em diversas áreas, como saúde, educação, trabalho, ciência e tecnologia. Ele expressou gratidão pelas reivindicações apresentadas pelos movimentos sociais e incentivou a participação ativa dos jovens na discussão de políticas públicas.

Além do anúncio dos novos institutos federais, Lula mencionou a criação de uma unidade do Instituto Tecnológico da Educação (ITA) no estado do Ceará, ressaltando a importância de combater a evasão escolar por meio de bolsas e incentivos para os estudantes.

Durante seu discurso, Lula convocou os jovens a se envolverem ativamente nas comunidades, discutindo o fortalecimento do país e promovendo a politização.

Veja o anúncio do presidente:

Confira o post de Pimenta:

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link