Lula assina indicação da advogada Daniela Teixeira para o STJ

Atualizado em 29 de agosto de 2023 às 16:52
A advogada Daniela Teixeira e o presidente Lula. Foto: Reprodução

O presidente Lula assinou a indicação da advogada Daniela Teixeira para uma das vagas abertas no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Seu nome estava na lista apresentada pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para o posto.

Com a decisão do presidente, Daniela entrará na vaga designada à advocacia. O nome dela era dado como certo, já que decidiu não indicar uma mulher para a vaga de Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF), que se aposenta em outubro.

A advogada encabeçava lista sêxtupla e era a única representante do Distrito Federal entre os indicados para as vagas abertas no STJ. Também faziam parte da lista da OAB os advogados Luís Cláudio Chaves, Luiz Cláudio Allemand , Otávio Rodrigues, André Godinho e Márcio Fernandes.

As duas cadeiras restantes serão preenchidas por representantes da magistratura. O governo Lula formou duas listas para as vagas na última semana, em meio a disputas internas na corte e no Supremo.

O ministro Alexandre de Moraes saiu derrotado, com um apadrinhado seu fora da disputa, e Dias Toffoli, vitorioso, já que dois de seus aliados estão nas listas.

As vagas foram abertas com as aposentadorias de Felix Fischer, em 2022, e de Jorge Mussi, em janeiro deste ano, além da morte do ministro Paulo de Tarso Sanseverino, em abril. Foram 63 candidatos, sendo 6 da advocacia e 57 desembargadores dos tribunais de Justiça estaduais.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.