Lula assina indicação da advogada Daniela Teixeira para o STJ

Atualizado em 29 de agosto de 2023 às 16:52
A advogada Daniela Teixeira e o presidente Lula. Foto: Reprodução

O presidente Lula assinou a indicação da advogada Daniela Teixeira para uma das vagas abertas no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Seu nome estava na lista apresentada pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para o posto.

Com a decisão do presidente, Daniela entrará na vaga designada à advocacia. O nome dela era dado como certo, já que decidiu não indicar uma mulher para a vaga de Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF), que se aposenta em outubro.

A advogada encabeçava lista sêxtupla e era a única representante do Distrito Federal entre os indicados para as vagas abertas no STJ. Também faziam parte da lista da OAB os advogados Luís Cláudio Chaves, Luiz Cláudio Allemand , Otávio Rodrigues, André Godinho e Márcio Fernandes.

As duas cadeiras restantes serão preenchidas por representantes da magistratura. O governo Lula formou duas listas para as vagas na última semana, em meio a disputas internas na corte e no Supremo.

O ministro Alexandre de Moraes saiu derrotado, com um apadrinhado seu fora da disputa, e Dias Toffoli, vitorioso, já que dois de seus aliados estão nas listas.

As vagas foram abertas com as aposentadorias de Felix Fischer, em 2022, e de Jorge Mussi, em janeiro deste ano, além da morte do ministro Paulo de Tarso Sanseverino, em abril. Foram 63 candidatos, sendo 6 da advocacia e 57 desembargadores dos tribunais de Justiça estaduais.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link