Lula atinge 49% dos votos válidos e fica próximo de vencer no 1° turno, diz Exame/Ideia

Atualizado em 29 de setembro de 2022 às 6:44
Bolsonaro e Lula
Foto: Flickr/Presidência da República e Flickr/Agência PT

A pesquisa eleitoral Exame/Ideia, divulgada nesta quinta-feira (29), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 49% dos votos válidos. O presidente Jair Bolsonaro (PL) ficou com 38%.

Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro com 7% dos votos válidos, Simone Tebet (MDB) ficou com 5%. Os outros candidatos juntos somam 1%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa EXAME/IDEIA também fez cinco cenários de segundo turno. Lula lidera em todas as simulações, com mais de 50% das intenções de voto. Bolsonaro também aparece em vantagem – menos na disputa contra Lula – sendo a mais apertada em um confronto com Ciro Gomes (41% X 35%).

Na pesquisa estimulada, aquela em que uma lista é apresentada para que os entrevistados escolham alguma das alternativas, Lula continua com 11 pontos à frente de Bolsonaro.

A pesquisa ouviu 1.500 pessoas entre os dias 23 e 28 de setembro com o nível de confiança de 95%. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A sondagem foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-09782/2022.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link