Lula avalia que Tarcísio pode desistir da disputa presidencial de 2026

Atualizado em 28 de outubro de 2025 às 11:26
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o presidente Lula (PT). Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou a rever suas análises sobre o avanço político de Tarcísio de Freitas (Republicanos), apontado até agora como seu principal adversário na disputa presidencial de 2026.

Nas últimas semanas, Lula tem avaliado, em conversas reservadas, que há chance de o governador de São Paulo desistir da corrida ao Palácio do Planalto e optar pela reeleição estadual, conforme informações da colunista Bela Megale, do Globo.

Segundo aliados próximos, Lula acredita que Tarcísio só deve definir seu futuro político entre fevereiro e março do próximo ano.

O presidente tem dito que, se as pesquisas continuarem mostrando melhora na aprovação de seu governo, o governador paulista tenderá a buscar um segundo mandato em São Paulo em vez de se lançar à Presidência.

O cálculo do Planalto se baseia em dados recentes que mostram avanço da popularidade de Lula e queda de nomes ligados ao bolsonarismo nas intenções de voto.

Pesquisas apontam vantagem de Lula sobre adversários

De acordo com levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado na segunda-feira (27), Lula aparece à frente de Tarcísio de Freitas, Michelle Bolsonaro e Jair Bolsonaro em todos os cenários testados. O presidente lidera tanto no primeiro quanto no segundo turno.

Os números mostram que Lula cresceu cerca de cinco pontos percentuais nas intenções de voto, enquanto Jair Bolsonaro apresentou a maior queda, também de cinco pontos. Tarcísio e Michelle oscilaram negativamente dentro da margem de erro.

Paraná Pesquisas - Lula x Tarcísio - segundo turno - outubro
Paraná Pesquisas – Lula x Tarcísio de Freitas – segundo turno. Foto: Reprodução