
Foto: Reprodução/PT
Nesta quarta-feira (30), o ex-presidente Lula (PT) participou da cerimônia de encerramento do evento Encontro Internacional Democracia e Igualdade, que aconteceu na Concha Acústica Marielle Franco da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Em discurso, o pré-candidato à Presidência reivindicou a bandeira brasileira: “É nossa, não é desse fascista”.
Participaram do encontro outros nomes da política progressista da América Latina e da Europa. O evento foi organizado pelo Grupo de Puebla em conjunto com a UERJ. O líder petista também comentou sobre a economia do país e da postura do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL).
“O papel dos militares não é ficar puxando saco do Bolsonaro. Os militares não têm que ficar puxando o de presidente, eles têm que estar acima das brigas políticas. Bolsonaro não pode falar ‘meus militares'”, expressou o ex-presidente ao criticas a forma como Bolsonaro de apropria de símbolos nacionais em seus discursos.
Veja imagem de Lula com a bandeira do Brasil durante o evento:
Leia mais:
1 – Dallagnol criou fundo em 2017 para indenizar Lula, mostram mensagens — e ainda assim faturou com PIX
2 – AO VIVO: Lula participa do encontro internacional “Democracia e igualdade”
3 – Lula se encontra com ministra da Espanha para debater revisão da reforma trabalhista
Lula diz que Bolsonaro é “frágil”
Ainda em sua fala para o público que lotou a Universidade, o ex-presidente aproveitou para atacar o chefe do Executivo. “Bolsonaro é tão frágil, tão boçal, que ele quer pegar a bandeira brasileira e a camisa da seleção pra dizer ‘esse é o meu partido’, já que o partido dele não tem hino, não tem manifesto, não tem bandeira”, disse ele.
O petista falou ainda sobre o aumento da inflação e que a volta de um cenário de fome no Brasil é “falta de vergonha na cara” da equipe do governo Bolsonaro. Lula prometeu em discurso que reduzirá o preço dos alimentos e da energia. “Nós vamos voltar. Quando a gente voltar a gente vai tratar de abrasileirar o preços das coisas”, completou ele.