Lula, Barroso e Felipe Neto são convidados pela Unesco para debater regulamentação das redes sociais

Atualizado em 14 de fevereiro de 2023 às 12:59
Lula, Barroso e Felipe Neto e fachada do prédio da UNESCO (Foto: Charles Platiau/Reuters | Ricardo Stuckert/PR | Carlos Moura/SCO/STF | Divulgação)

A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) convidou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso e o youtuber e influenciador digital Felipe Neto para participar de um fórum mundial, que vai debater propostas para regulamentar as redes sociais e combater a desinformação e fake news.

O fórum vai acontecer em Paris entre os dias 21 e 23 de fevereiro.

Lula, que já defendeu que o assunto fosse tratado diretamente pelo G-20, o grupo das maiores economias do mundo, se posicionou diversas vezes a favor de uma regulamentação internacional mais dura das redes sociais. O presidente não estará fisicamente presente durante a reunião por questões de agenda, mas disse que deve enviar mensagens de vídeo dando apoio à iniciativa.

Em entrevista à CNN, Barroso confirmou sua presença no evento. Segundo a programação da Unesco, o ministro vai falar sobre como as redes sociais são utilizadas para disseminar discursos que defendem golpes de estado.

Felipe Neto, um dos maiores influenciadores digitais do Brasil, também confirmou sua presença à Unesco e estará presente na conferência.

A reunião, segundo a própria Unesco, é necessária para enfrentar a disseminação da desinformação e a negação de fatos cientificamente estabelecidos. Fator que representa um risco existencial para a humanidade.

“As plataformas de mídia social também estão espalhando desinformação, discurso de ódio e teorias da conspiração que danificam o tecido de nossas sociedades, semeando desconfiança, exacerbando a polarização política, ajudando a semear o extremismo e minar as condições para a coexistência pacífica – em particular eleições livres e justas”, disse em relatório.

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link