Lula: Brasil vive “fase excepcional” e este é o ano de “colher o que foi plantado”

Atualizado em 13 de março de 2024 às 19:14
Presidente Lula. Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (13), o presidente Lula marcou presença na inauguração do Complexo Mineroindustrial da EuroChem, em Serra do Salitre (MG), representando um passo significativo para reduzir a dependência externa do Brasil da importação de insumos agrícolas.

O investimento de US$ 1 bilhão visa aumentar a soberania e a segurança alimentar, além de impulsionar o emprego e a renda na região. Com a produção anual de um milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados destinados à agricultura nacional, espera-se um incremento de 15% na produção brasileira, gerando 1.500 novos empregos.

O presidente enfatizou o compromisso do Brasil em se tornar autossuficiente, convidando investidores a apostarem em um país em ascensão. Lula também ressaltou os planos de investimento de R$ 220 bilhões em energia renovável nos próximos anos, visando um futuro próspero e sustentável.

“Estamos voltando a crescer e o Brasil não vai jogar, no século 21, a chance que jogou fora no século 20. Queremos que se transforme num país rico, que não precise ter programas assistenciais”, ressaltou o presidente, ao reforçar o objetivo de estabelecer um padrão médio de consumo na sociedade.

“O Brasil está em uma fase excepcional”, disse o mandatário. “Nós já plantamos tudo o que tínhamos que plantar, já adubamos a terra, jogamos a semente. Este ano é o ano da gente colher o que foi plantado.”

Além disso, o petista questionou o fechamento de fábricas de fertilizantes no país, apontando a importância estratégica da produção nacional para garantir a segurança alimentar.

Autoridades presentes, como o vice-presidente Geraldo Alckmin e os ministros Alexandre Silveira e Carlos Fávaro, destacaram a importância do Complexo de Salitre para a economia brasileira e sua contribuição para a soberania nacional.

“Nem quando Juscelino Kubitschek trouxe a indústria automobilística para o Brasil houve um anúncio de todas as empresas que vão investir entre este ano e 2027”, afirmou o presidente Lula.

A inauguração do complexo representa não apenas um marco na produção nacional de fertilizantes, mas também um passo crucial para o desenvolvimento econômico e social da região, demonstrando a eficácia da parceria entre o setor público e o privado.

Confira um trecho do discurso do presidnete Lula: 

 

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Guilherme Arandas
Guilherme Arandas, 27 anos, atua como redator no DCM desde 2023. É bacharel em Jornalismo e está cursando pós-graduação em Jornalismo Contemporâneo e Digital. Grande entusiasta de cultura pop, tem uma gata chamada Lilly e frequentemente está estressado pelo Corinthians.