Lula cancela viagem à China “até que se encerre o ciclo de transmissão viral” de gripe

Atualizado em 25 de março de 2023 às 12:59
Lula de terno cinza e com expressão confusa
Lula está tratando pneumonia com medicação na veia para acelerar recuperação – Agência Brasil

Por orientação médica, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cancelou sua viagem para a China. O adiamento já foi comunicado para as autoridades chinesas com a reiteração do desejo de marcar a visita em nova data. A informação foi confirmada pela secretaria de imprensa da Presidência da República.

Inicialmente, Lula embarcaria rumo a Shangai neste sábado (25), no entanto, o presidente teve um mal-estar e deu entrada no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, na quinta-feira (23), com sintomas gripais.

Após avaliação médica, foi constatada um quadro de pneumonia leve. Ele chegou a ser visitado por seu médico de confiança, Roberto Kalil, no Palácio da Alvorada na sexta-feira (24), que recomendou repouso ao presidente.

Geralmente, a pneumonia é consequência de uma infecção, na maioria dos casos por um vírus ou uma bactéria, como é a suspeita do caso do presidente. Em quadros leves, a exemplo do dele, com o tratamento indicado, a doença não oferece grandes riscos à saúde e o cenário pode se resolver em cerca de três dias.

Confira a nota recebida pelo DCM:

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu entrada no Hospital Sirio-Libanês – unidade Brasília, em 23/3/2023 com sintomas gripais. Após avaliação clínica, foi feito diagnóstico de broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A, sendo iniciado tratamento.

Após reavaliação no dia de hoje e, apesar da melhora clínica, o serviço médico da Presidência da República recomenda o adiamento da viagem para China até que se encerre o ciclo de transmissão viral.

Dra. Ana Helena Germoglio

Lula e Xi Jinping, em 2009
Foto: EFE/Fernando Bizerra Jr.

Na China, Lula se encontraria com o presidente Xi Jinping, com que trataria de relações comerciais, guerra da Ucrânia e governança global. O encontro entre os dois líderes é muito aguardado em especial pelos setores comercial, industrial e agrícola.

Chineses estavam desconfortáveis com a presença de alguém doente ao lado de Xi. Segundo apurou o colunista Jamil Chade, os diplomatas chineses mostraram desconforto quando a notícia da doença do presidente foi divulgada.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Victor Dias, 23. Jornalista. Trabalha no DCM desde 2020. Amante de esportes, política, degustação de comidas, musculação, filmes e series. Gosta de viajar e jogar tênis nas horas vagas, além de editar vídeos e participar de campeonatos competitivos de FIFA, desde 2017.