Lula chama teto de gastos de “estupidez” e fala em nova legislação trabalhista

Atualizado em 1 de janeiro de 2023 às 20:31
Lula discursa após ser empossado no Congresso Nacional

Em discurso durante a cerimônia de posse, Lula defendeu o papel do Estado na economia e chamou o teto de gastos de “uma estupidez que haveremos de revogar”. O presidente também afirmou ser favorável à recomposição de verbas do Orçamento e falou sobre a retomada de obras paradas e uma nova legislação trabalhista.

Defendendo o Sistema Único de Saúde (SUS), ele afirmou que o sistema foi o mais prejudicado pelo teto de gastos. “O SUS é provavelmente a mais democrática das instituições criadas pela Constituição de 1988. Certamente por isso foi a mais perseguida desde então, e foi, também, a mais prejudicada por uma estupidez chamada Teto de Gastos, que haveremos de revogar”, defendeu durante discurso no Congresso Nacional.

Novo chefe do Executivo, ele diz que pretende recompor o Orçamento da saúde para a assistência básica, a farmácia popular e “promover a medicina especializada”.

“Foi com realismo orçamentário, fiscal e monetário, buscando a estabilidade, controlando a inflação e respeitando contratos, que governamos este país. Não podemos fazer diferente. Temos, sim, a obrigação de fazer melhor do que fizemos”, prosseguiu.

Lula também sinalizou que faria uma mudança na legislação trabalhista. Ele e seu partido, o PT, já haviam afirmado que queriam uma reforma que contemplasse a nova economia, principalmente os trabalhadores de aplicativo.

“Vamos dialogar, de forma tripartite –governo, centrais sindicais e empresariais– sobre uma nova legislação trabalhista. Garantir a liberdade de empreender, ao lado da proteção social, é um grande desafio nos tempos de hoje”, disse o presidente.

Ele ainda afirmou que há mais de 14 mil obras paradas que serão retomadas na sua gestão. Lula também sinalizou que vai reestabelecer o Minha Casa Minha Vida e criar um novo Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) para geração de empregos. “A roda da economia vai voltar a girar e o consumo popular terá papel central neste processo”, avalia.

Leia aqui o discurso do novo chefe do Executivo na íntegra.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.