Lula chega a 50,8% de aprovação e tem melhor índice desde 2024

Atualizado em 17 de setembro de 2025 às 12:53
O presidente Lula. Foto: Wilton Junior/Estadão

A aprovação do presidente Lula voltou a subir e, pela primeira vez no ano, superou a desaprovação, segundo pesquisa AtlasIntel/Bloomberg divulgada nesta quarta (17). O levantamento mostra que 50,8% aprovam o desempenho do petista, enquanto 48,3% desaprovam. Outros 0,9% não souberam responder.

É a primeira vez desde outubro de 2024 que Lula aparece numericamente à frente no saldo de avaliação. O crescimento foi de 2,9 pontos em relação à pesquisa anterior, o maior salto registrado entre duas rodadas consecutivas.

Aprovação de Lula chega a 50,8%. Foto: Reprodução

Apesar do avanço, ainda prevalece uma visão negativa sobre o governo, embora em queda. Hoje, 48% classificam a gestão como “ruim ou péssima”, 3,2 pontos a menos que no mês passado. Já a avaliação “ótima ou boa” subiu de 43,7% para 46,2%, e os que consideram “regular” passaram de 5,1% para 5,8%.

Entre os acertos mais reconhecidos pela população está a ampliação da Farmácia Popular, com gratuidade para todos os remédios, medida aprovada por 84% dos entrevistados. A iniciativa teve saldo positivo de 72 pontos percentuais.

Avaliação negativa do governo cai, mas ainda é maior que positiva. Foto: Reprodução

Outras decisões vistas como bem-sucedidas foram a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, que obteve saldo de 69 pontos positivos, e a retirada de garimpeiros de áreas indígenas e ambientais, com 63 pontos.

No lado negativo, o aumento do IOF foi apontado como erro por grande parte da população, com saldo de 18 pontos percentuais negativos. Também receberam críticas a cota de empregos para detentos e ex-detentos em licitações públicas, com 12 pontos negativos, e a chamada “taxa das blusinhas”, que teve saldo de 28 pontos negativos, o pior da lista.

O levantamento ouviu 7.291 pessoas entre 10 e 14 de setembro, em questionários online. A margem de erro é de 1 ponto percentual e o intervalo de confiança, de 95%.

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.