Lula chega ao Egito para primeiro compromisso internacional do ano

Atualizado em 14 de fevereiro de 2024 às 8:26
Lula desembarcou no Cairo, capital egípcia. Foto: PR

Na manhã desta quarta (14), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou ao Cairo, capital do Egito, dando início à sua primeira viagem internacional de 2024. Ele tem agendada uma reunião com o presidente Abdel Fattah al-Sisi na próxima quinta (15).

O Egito desempenhou um papel significativo na retirada de brasileiros e seus familiares da Faixa de Gaza e está ativamente envolvido nas negociações entre Israel e o grupo palestino Hamas.

O itinerário de Lula inclui compromissos tanto no Egito quanto na Etiópia, de 16 a 18 de fevereiro. Durante a visita, está previsto um encontro com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e uma reunião com Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Palestina.

Lula busca estabelecer parcerias com países em desenvolvimento que compartilhem aspirações semelhantes às do Brasil, especialmente em relação à presidência do G20, que culminará com uma reunião de líderes em 2024 no Rio de Janeiro.

Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin. Foto: PR

Os temas a serem discutidos abrangem áreas como comércio, investimentos, cooperação técnica, educação e defesa, além de questões regionais e multilaterais, como mudanças climáticas e o conflito Israel-Palestina.

Na Etiópia, Lula participará da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, onde defenderá uma frente mundial contra a fome. A União Africana, composta por 54 países, tornou-se membro permanente do G20 em 2023, com o apoio do Brasil.

Além das atividades na cúpula, estão previstas reuniões bilaterais, incluindo possíveis encontros com líderes da Nigéria, Quênia e Moçambique.

Esta visita marca a segunda vez durante seu mandato que Lula visita o continente africano, após suas viagens à África do Sul, Angola e São Tomé e Príncipe no ano passado. Além das reuniões oficiais, Lula planeja visitar as pirâmides e o Grande Museu do Egito, relembrando sua primeira visita há 20 anos durante seu primeiro mandato.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link